Poeta expõe varal poético no Teatro de Arena da praça

No terreno fértil de sua mente, Nelson Ferreira dos Santos, poeta, artista plástico e desenhista conhecido carinhosamente como Nelson do Povo, viaja em sentimentos pregando o amor

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 07/03/2017
Horário 08:54

É possível ver o mundo nos olhos de alguém? Viajar em teus sentimentos? Ter medo de perder? Sim, tudo isso é possível nas palavras de um poeta que exalta o amor. Na sua imaginação, no terreno fértil de sua mente. E, além de ter toda essa capacidade, o poeta, artista plástico, desenhista e escritor Nelson Ferreira dos Santos, 50 anos, conhecido popularmente como o Nelson do Povo, faz questão de compartilhar isso com todos que quiserem. Até sábado ele estará com um Varal de Poemas, no Teatro de Arena da Nove de Julho. Basta chegar, ler o que ali está e se quiser pode levar!

Antes de qualquer coisa, o poeta agradece o apoio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) em especial ao titular da pasta, José Fábio Sousa Nougueira.

Nelson do Povo, que vez ou outra é notícia por conta de sua intimidade com a arte, sempre ressalta que gosta de evidenciar o amor em seu trabalho. Porque tudo que se faz com e por amor tem muito mais cor. "O amor é colorido!", exclama ele explicando que não se trata apenas do amor entre um homem e uma mulher, mas o amor simples entre os seres humanos, entre amigos e até mesmo demonstrando àquele que talvez não se conheça.

Segundo ele, infelizmente o que mais se vê nos dias de hoje é a desunião, conflitos, brigas, o desamor estabelecido entre as famílias, pais e filhos. No esporte, no trabalho, no interior, na capital, no mundo, entre uma nação e outra.

"Eu não gosto de violência. É triste ver as pessoas insistindo em sentir dor quando poderiam estar apenas vivendo o ‘amor’, qual acredito que seja o único caminho para tudo e todos . Somos todos iguais, vivemos sobre um mesmo sol, em uma mesma terra. Repito o que sempre digo: respeitemos uns aos outros e poderemos viver em feliz harmonia. Quando respeitamos as diferenças do outro mostramos que é assim que nos amamos!", exclama o poeta.

Amanhã é celebrado o Dia Internacional da Mulher e como não poderia deixar passar em branco, Nelson fez um poema dedicado a elas (veja em destaque).

 

Encantamento

Um chega até o varal, para, observa e, de repente, começa a ler um, dois, três poemas e não para até ter ler todos ali expostos. Foi assim com o porteiro Ivo Alexandre de Miranda, 59 anos. "É bonito ver o trabalho dele. A sensibilidade de quem entende que o amor de Deus é tudo em nossas vidas. O fato dele passar à frente esse amor significa que ele deseja o bem que quer para si, aos outros. Muito bom", expõe o porteiro.

O bancário Rodrigo Pereira Silvente, 37 anos, também parou para apreciar a arte de Nelson. "O tema que ele aborda chama a atenção. Porque, até nas religiões a base de tudo faz referência ao amor de Deus!", observa o bancário.

 

Combustível natural

Nelson, que é presidente do bairro aonde mora, Parque Furquim, começou a compor quando tinha 16anos e de lá para cá nunca mais parou. Como mencionado em outra ocasião, o escritor diz que o combustível diário de sua vida, que lhe enche o coração de alegria é seu filho Maxuel. Isso porque é ele quem o incentiva na arte.

"Minha caminhada tem sido longa e muito, muito agradável. Nunca passou em minha cabeça, parar. Nunca mesmo, nem por um minuto. É como diz um dos meus poemas: ‘Amor e carinho aonde há afeto da semente que se plantou, a flor na estrada do amor que se apontou. Do amor como for, aonde for é amor. Meu desejo é tornar a arte acessível a todas as pessoas e em qualquer lugar. E tenho feito isso em meu bairro", salienta.

O poeta já gravou um CD experimental, intitulado "Eu Acredito no amor", composto por 19 poemas que ressaltam este sentimento que ele diz que é o que o completa: o amor. Livretos com poemas e poesias. Ele já fez várias exposições de desenho, esculturas, poemas, óleo sobre canson, autorretrato de artistas e de políticos da cidade, entre outros em vários lugares da cidade.

 

POEMA

 

"MULHER"


 

Seus cabelos são como a queda das águas de uma cachoeira!

De uma pessoa em busca de felicidade.

Seu sorriso é límpido como a luz e o brilho do sol.

Seus passos lentos e às vezes acelerado, faz com que

As pessoas voem no teu mundo e nos teus sonhos

Esquecendo-se da própria vida.

Seu toque suave na vida nos faz viver

Eu prefiro chamá-la de anjo, amor, esperança e felicidade!

Olhando para ela, nos trazendo a mente, uma lagoa com muitos pássaros

E uma placa escrita:

Aqui mora a felicidade!

 

Jornal O Imparcial "O tema que ele aborda chama a atenção. Porque, até nas religiões, a base de tudo faz referência ao amor de Deus!"
Rodrigo Pereira Silvente
bancário

Jornal O Imparcial Para Nelson do Povo, o amor é o resumo, o belo, o colorido da vida de um ser humano
Publicidade

Veja também