Polícia Ambiental devolve mais de 600 animais à natureza

Números compreendem apreensões e resgates com a incidência de aves

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 11/01/2021
Horário 09:34
Foto: Polícia Militar Ambiental
Alguns animais ficaram aos cuidados necessários para eventual soltura
Alguns animais ficaram aos cuidados necessários para eventual soltura

Um levantamento divulgado pela 3ª Companhia de Policiamento Ambiental mostra que durante todo o ano passado, os policiais apreenderam e resgataram 866 bichos na região de Presidente Prudente, com incidência para os pássaros. Deste total, 604 animais foram devolvidos ao habitat natural, sendo que o restante permaneceu aos cuidados necessários para eventual soltura. 

O 1º tenente PM, Thiago Soto Torres, explica que entre as espécies mais comuns de serem recolhidas está o papagaio verdadeiro que, culturalmente, é comum de ser mantido em cativeiro para estimação. Além dele, maritacas, periquitos, canários da terra, coleiros-do-brejo, pássaro preto e sabiá também entram para a lista regional. 

Devido à densidade demográfica, Prudente lidera a maior parte dos resgates de aves em cativeiros, seguida pelos municípios da “microrregião”.

Ainda conforme a Polícia Ambiental, de janeiro a dezembro foram mais de 2,7 mil denúncias que envolvem pesca irregular, maus-tratos a animais, bichos em cativeiro, supressão de vegetação dentre outras.

“Tem pessoas que ligam porque o passarinho caiu, outras porque encontraram um jabuti. Ainda tem aquelas que querem entregar voluntariamente um animal da casa, porque estava irregular e ela não sabia”, explica Thiago.

O tenente lembra que o êxito dos flagrantes se deve ao planejamento do Comando de Policiamento Ambiental, que durante o ano elaborou algumas operações com vista à proteção da fauna e da flora. “Com mais planejamento, comprometimento do policial, a gente consegue aprimorar a expertise e, constantemente, vem alcançando resultados eficientes”, considera o tenente. 

Participação da comunidade

A participação da sociedade junto à Polícia Militar também é importante para alcançar o grande número de denúncias. De acordo com tenente, quando há informações concretas de possíveis irregularidades, como endereços, o trabalho tende a ser ainda mais rápido.

“Colabora, e muito, para que haja mais eficiência e alcance resultados para a preservação do meio ambiente”, salienta. 

Atualmente, a 3ª Companhia possui unidades em Prudente, Rosana, Teodoro Sampaio, Presidente Epitácio, Dracena e Panorama. Ainda, conta com o apoio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente através do aplicativo para smartphone “Denúncia Ambiente; site Sigam Denúncia (www.denuncia.sigam.sp.gov.br), os telefones das unidades policiais e 190 do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar). 

SAIBA MAIS
De janeiro a dezembro de 2020, a Companhia da Polícia Militar Ambiental na região apreendeu 39 armas de fogo e elaborou 1.013 Autos de Infração Ambientais (fauna, pesca e caça). Houve ainda apreensão de 46 mil metros de redes de pesca, em mais 2,7 mil horas navegadas. 

TELEFONES DAS UNIDADES
Teodoro Sampaio – 3282-9520
Presidente Epitácio – 3281-2033
Dracena – 3821-8390
Panorama – 3871-1209 
Presidente Prudente - 3906-9200
Rosana - 3284-1614 
 

Publicidade

Veja também