Polícia Ambiental inaugura nova sede em Prudente

Durante a solenidade, “Medalhas Valor Militar” foram entregues a policiais que se destacaram na 3ª Companhia

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 17/07/2021
Horário 05:55
Foto: Roberto Kawasaki
 Inauguração ocorreu na manhã de ontem 
Inauguração ocorreu na manhã de ontem 

Foi inaugurada ontem, em Presidente Prudente, a nova sede da 3ª Companhia de Policiamento Ambiental, subordinada ao 2º Batalhão de Policiamento Ambiental. A solenidade ocorreu durante a manhã e contou com a presença de autoridades públicas municipais, estaduais e militares, representantes da sociedade civil, instituições, além de familiares de policiais homenageados.

“A estrutura é necessária para treinamento do policial, qualificação dos profissionais, e servir a sociedade. Nosso objetivo aqui é conseguir um policial cada dia mais bem preparado para que possa atender às demandas sociais”, afirma o capitão PM  Julio César Cacciari de Moura, comandante da 3ª Companhia. A área de cobertura da corporação alcança 53 municípios, e por estar na divisa entre dois Estados, é considerada uma “região complexa”. 
Isso porque, conforme Cacciari, ela é composta por um conjunto de rios de grande influência, com necessidade de proteção, tanto de natureza ambiental como de criminal, que contam também com unidades de conservação como o Parque Estadual Morro do Diabo, estações ecológicas como a Mico-leão-preto, Parque Estadual do Aguapeí e Rio do Peixe. “Toda essa necessidade de proteção deve ser empenhada hoje pela Polícia Ambiental no Estado de São Paulo, principalmente, por Presidente Prudente”, explica. 

Para o tenente-coronel PM Antônio Carlos Siqueira Campos, comandante do 2º Batalhão, responsável por atender 186 municípios, a 3ª Companhia “tem crescido bastante” no trabalho de proteção, apreensão e destinação de animais, proteção da flora, e fauna ictiológica. “Posso resumir que tem sido exitosa a atuação do policiamento ambiental na região, e é isso que nós temos buscado”, expõe. O coronel PM Paulo Augusto Leite Motooka, comandante geral da Polícia Ambiental do Estado, participou do evento e parabenizou a atuação dos militares. 

“Nosso planejamento estratégico tem basicamente se fundado em inteligência policial, comunicação social, conciliação ambiental [atendimento ao público], políticas públicas e o investimento nos recursos logísticos. E isso tudo levando o trabalho na ponta da linha. Há toda uma forma de fazer o planejamento para então direcionar as ações. E é por isso que aqui na região, esta unidade especificamente, tem dado resultados, atingido objetivos com muita tranquilidade”, salienta Motooka. 

Policiais são homenageados

Durante a solenidade, foram entregues “Medalhas Valor Militar” a alguns policiais, com a finalidade de patentear o reconhecimento do Estado pelos bons serviços prestados. Conforme a corporação, é concessão do governador do Estado, precedida de processo administrativo e julgamento pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo. 

O reconhecimento foi instituído em 1953, por meio da Lei 2.248, de 14 de agosto daquele ano. A honraria é instituída em três graus: bronze, prata e ouro, outorgada para os policiais militares que contarem, respectivamente, com mais de 10, 20 ou 30 anos de serviço prestados de forma ininterrupta e exclusivamente nas fileiras da instituição.

SERVIÇO
A nova sede da 3ª Companhia está instalada às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 563 Leste (antiga Codasp), no Jardim Satélite, em Prudente.

Foto: Polícia Militar Ambiental

polícia militar ambiental inaugura nova sede em presidente prudente
350 - Nova sede fica no prédio da antiga Codasp, em Prudente

Fotos: Roberto Kawasaki

inauguração da nova sede da polícia militar ambiental em presidente prudente
352. Militares foram agraciados com medalhas 

inauguração da nova sede da polícia militar ambiental em presidente prudente
353. Motooka, comandante geral, participou da solenidade 

Publicidade

Veja também