Polícia Civil apreende 450 kg de crack no interior de avião, em Teodoro Sampaio

Um suspeito foi preso durante descarregamento da droga em uma pista de pouso, em meio à plantação de cana, na zona rural do município; piloto da aeronave conseguiu fugir e não foi localizado

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 19/04/2022
Horário 16:06
Foto: Polícia Civil
Droga estava no interior de uma aeronave que, momentos antes da apreensão, havia aterrissado em pista de pouso na zona rural de Teodoro
Droga estava no interior de uma aeronave que, momentos antes da apreensão, havia aterrissado em pista de pouso na zona rural de Teodoro

A Polícia Civil do Estado de São Paulo apreendeu nesta segunda-feira mais de 450 quilos de crack em Teodoro Sampaio. A droga estava contida no interior de uma aeronave que, momentos antes da apreensão, havia aterrissado em uma pista de pouso, em meio a uma grande plantação de cana-de-açúcar, na zona rural do município. A carga de crack foi apreendida e um suspeito foi preso durante o descarregamento da droga. 
De acordo com a corporação paulista, a investigação para se chegar à apreensão realizada nesta segunda foi feita de maneira conjunta com a Polícia Civil do Paraná, por meio da apuração de denúncias anônimas feitas ao órgão paranaense. As inteligências de ambas as polícias conseguiram precisar o local e a forma onde a droga seria entregue: uma pista de pouso localizada na zona rural de Teodoro Sampaio, em meio a uma plantação de cana. 
De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, a partir dessas informações, foi possível determinar com precisão as datas e horários em que a aeronave, carregada com a droga, efetuaria o pouso e o Estado de origem de decolagem, na ocasião, o Mato Grosso do Sul. 
Os investigadores também tinham conhecimento de que antes da aeronave pousar, logo pela manhã, indivíduos associados ao grupo criminoso responsável pelo transporte da droga transitavam pela região, de forma a verificar se havia no local pessoas que poderiam testemunhar o pouso ou, até mesmo, fiscalização policial. Esses suspeitos eram os mesmos incumbidos de realizar o descarregamento da carga do avião e o seu reabastecimento. 
A apuração inicial ainda conseguiu apurar os veículos que seriam usados no apoio logístico dessa transação ilícita.

Ação conjunta

Com base nas informações apuradas, no último fim de semana, a Polícia Civil do Estado de São Paulo, em conjunto com os agentes paranaenses, infiltrou policiais de ambas as instituições em meio àquela plantação durante a madrugada, onde a pista de pouso passou a ser vigiada veladamente. 
Segundo a corporação paulista, a vigilância foi feita ao longo do sábado e do domingo, até que na manhã de segunda-feira, os suspeitos foram até ao local e ali começaram a se preparar para o recebimento da droga e o abastecimento do avião. 
Os policiais aguardaram até o momento em que a aeronave pousou e começou a ser descarregada e, então, realizaram a prisão de um dos suspeitos. O piloto da aeronave conseguiu fugir. Foram realizadas buscas pelo local, com apoio de uma aeronave policial, bem como de cães farejadores, contudo, não foi localizado.
O suspeito foi preso em flagrante e indiciado pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. 
De acordo com a Polícia Civil, o avião e um dos veículos usados pela associação criminosa foram apreendidos e serão objeto de destinação pública e/ou leilão.
Conforme indica a corporação, a investigação prosseguirá pela DIG/Deic (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes/Departamento Estadual de Investigações Criminais), onde serão também apurados os crimes de organização criminosa e lavagem de capitais.

Foto: Polícia Civil

Foram apreendidos mais de 450 kg de crack 
 

Publicidade

Veja também