Polícia Civil desmantela associação criminosa voltada ao tráfico de drogas

Agentes cumprem mandados de buscas e prisões temporárias em Pirapozinho, Presidente Prudente e Bauru; distribuidor de entorpecentes está entre os investigados

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 04/02/2021
Horário 07:04
Foto: Polícia Civil
Ação da Polícia Civil começou às 5h30 na sede da delegacia em Pirapozinho
Ação da Polícia Civil começou às 5h30 na sede da delegacia em Pirapozinho

A Delegacia de Polícia Civil de Pirapozinho, deflagrou no começo da manhã de hoje uma operação de combate ao tráfico de drogas a nível regional e estadual. Ao todo são cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 15 de busca em diferentes endereços de Pirapozinho, Presidente Prudente e Bauru.

O objetivo da operação batizada de “Canis” é desmantelar a associação criminosa de traficantes que atuavam na distribuição e venda da maconha. Inclusive, um homem apontado como fornecedor do entorpecente também tem mandado de prisão a ser cumprido em Bauru. 

A ação da Polícia Civil começou às 5h30 na sede da delegacia em Pirapozinho. No total participam 32 policiais civis e quatro militares do Canil do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia).

Para o delegado titular e que preside a investigação, Rafael Guerreiro Galvão, o trabalho desta operação também previne a ocorrência de outros crimes. 

“Com tal tipo de ação, a Polícia Civil local busca combater o tráfico regional de drogas, bem como sua distribuição interna, dissolvendo uma associação criminosa e atuando, de modo efetivo e indireto, no combate aos delitos satelitários ao tráfico de drogas, como furtos, roubos e até homicídios”, salienta. 


Polícia Civil - Droga apreendida durante a operação Canis

Na mira da investigação

A apuração começou há três meses pelo SIG (Setor de Investigações Gerais) de Pirapozinho, após análise do celular de um traficante conhecido nos meios policiais. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi preso em Pirapozinho depois de furtar um cachorro – o que remete ao nome “Canis”, que significa “cão” em latim. 

Com base nas conversas trocadas pelo investigado, os agentes descobriram que ele também participava do tráfico de drogas. Diante disso, todos os contatos suspeitos passaram a ser analisados e apontados como alvos do possível desdobramento da ação. 

Conforme a Polícia Civil, um deles chegou a ser preso na semana passada. De acordo com a delegacia, os agentes estiveram na residência do acusado após denúncia de maus-tratos a animal. Depois de recuperarem o cachorro, descobriram que ele estava dormindo dentro da casa e que era um dos alvos investigados, já com mandado de prisão.

O policial civil Andrews Markus Bratifisch, de Pirapozinho, gravou o vídeo em que mostra o resgate do cão na residência do homem. 

Os presos na operação desta manhã serão conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Pirapozinho, onde serão indiciados e interrogados.

“Os amplos elementos de informação como documentos e celulares apreendidos serão analisados por equipes policiais e periciais e poderão resultar em novas fases da operação”, afirma o delegado Rafael Galvão. 


Polícia Civil - Materiais apreendidos serão parte do inquérito policial instaurado

SAIBA MAIS

Operação contra o tráfico de drogas cumpre 79 mandados na região; veja fotos

Canal mostra bastidores de operações da Polícia Civil

Publicidade

Veja também