Polícia Civil realiza reconstituição com acusado de homicídio

Wagner Oliveira da Silva é apontado como o autor dos tiros que mataram o advogado Nilson Aparecido Carreira Mônico

REGIÃO - ANDRÉ ESTEVES

Data 27/06/2018
Horário 13:06
André Esteves - Objetivo foi sanar inconsistências apresentadas nas duas primeiras reconstituições do assassinato
André Esteves - Objetivo foi sanar inconsistências apresentadas nas duas primeiras reconstituições do assassinato

Com o objetivo de sanar inconsistências apresentadas nas duas primeiras reconstituições do assassinato do advogado Nilson Aparecido Carreira Mônico, 55 anos, a Polícia Civil de Presidente Venceslau realizou, na manhã de ontem, uma terceira encenação do crime, desta vez com o suposto executor Wagner Oliveira da Silva, 32 anos. Até então, a forma como se deu o assassinato já havia sido reconstituída junto ao mandante do crime, o empresário Luiz Henrique Almeida Reis, 45 anos, e, em seguida, com uma testemunha da ocorrência.

O delegado Everson Aparecido Contelli explica que, novamente, a reprodução simulada dos fatos apresenta uma versão distinta do que já fora apresentado, pois ocorreu dentro do escritório, onde o mandante não estava. Everson argumenta que não há a necessidade de novas reconstituições e que o material reunido já é suficiente para analisar, efetivamente, como o assassinato ocorreu e quais foram os passos dentro do escritório e fora dele.

O delegado descarta a participação de mais um suspeito que estaria dentro do carro no momento dos fatos. “Aquela era uma versão inicial em que se pretendia afastar a identificação do mandante”, pondera. A corporação ainda colhe informações adicionais, mas Everson adianta que o inquérito está, sem mais ressalvas, concluído. Tanto o mandante quanto o executor permanecem presos no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caiuá.

O caso

Conforme noticiado por este diário, o advogado Nilson Carreira foi morto a tiros na manhã do dia 13 de junho, em seu escritório localizado no centro de Venceslau. O primeiro suspeito do crime foi preso na ocasião. Em abordagem policial, ele foi revistado e confessou que, junto a um amigo, se deslocou de São Bernardo do Campo (SP) até o escritório de advocacia, onde amarrou as funcionárias e disparou três vezes contra a vítima. Com o preso, foi localizado um revólver calibre 38, com três munições deflagradas e três intactas. Além disso, os policiais localizaram fitas de mordaça, abraçadeiras de plástico e R$ 2 mil em dinheiro.

Posteriormente, as investigações policiais identificaram que a possível causa do crime seria uma ação trabalhista ajuizada por Nilson contra o mandante Luiz Henrique Almeida Reis, em 2006, quando um motorista embriagado, que dirigia um caminhão da transportadora do empresário, envolveu-se em um acidente de trânsito que causou a morte de um motorista autônomo de Venceslau. Diante da ocorrência, a família da vítima moveu uma ação contra a empresa, atualmente avaliada em R$ 1,5 milhão, que corria há anos na Justiça.

Em fevereiro de 2018, o advogado de defesa da família pediu a penhora de um apartamento localizado no Guarujá (SP), de propriedade do empresário, a fim de ressarcir o valor de indenização causado no acidente há mais de 10 anos. Henrique foi preso em seu apartamento, em São Bernardo do Campo, na manhã do dia 18. A investigação resultou também em buscas nas empresas de propriedade do acusado, bem como em residências de familiares em Santo André (SP), São José dos Campos (SP) e Jacareí (SP).

Publicidade

Veja também