Polícia desarticula associação que aplicava 'golpe da arara' em lojas de Pirapozinho

Com nomes falsos, documentos de falecidos e laranjas, criminosos “compravam” mercadorias que eram entregues em outros locais e não eram pagas

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 26/04/2021
Horário 08:31
Foto: Polícia Civil
Além de dois veículos, foram apreendidas outras mercadorias que seriam de outras vítimas
Além de dois veículos, foram apreendidas outras mercadorias que seriam de outras vítimas

Dois homens foram presos suspeitos de pertencerem a uma associação criminosa que aplicava golpes em lojas de Pirapozinho. A ação foi deflagrada ontem pela Delegacia de Polícia Civil da cidade, em parceria com policiais do Estado de Goiás.

O crime, conhecido como “golpe da arara”, consiste na compra de mercadorias por estelionatários. Depois de aquisição, os produtos eram entregues em locais não previamente informados, e também não eram pagos.

De acordo com a polícia, para a prática, usavam nomes falsos, documentos de pessoas já falecidas e contas bancárias de “laranjas”, além do número de celulares ligados a CPFs de terceiros.

O pontapé da investigação foi em Pirapozinho, quando a empresa vítima, que atua no ramo de materiais de construção, informou prejuízo aproximado de R$ 70 mil em vendas. Diante disso, o delegado Rafael Guerreiro Galvão instaurou inquérito para apurar os crimes de estelionato, falsa identidade e associação criminosa.

Foi por meio da investigação que constatou mais três golpes ocorridos entres os dias 3 e 15 de abril na mesma cidade.

No dia em que ocorreria o quarto golpe, no sábado, investigadores do SIG (Setor de Investigações Gerais) seguiram o caminhão que levaria as mercadorias. O veículo pernoitou em São José do Rio Preto (SP) e seguiu viagem até Morrinhos (GO), no ponto de entrega.

Conforme a Polícia Civil, o delegado Fabiano Jacomelis, da cidade goiana, foi comunicado sobre a ação e, com apoio de investigadores locais, deflagraram a ação no exato momento em que os golpistas receberiam a mercadoria.

“No ato, evidenciou-se que o motorista não tinha qualquer envolvimento no esquema criminoso, porém, os dois golpistas foram imediatamente abordados e rendidos”, explica a polícia.

“Possivelmente, esses golpistas não agiam somente em Pirapozinho, como também em uma série de cidades do Estado de São Paulo e no restante do país, que ainda serão objeto de levantamento de investigação e inteligência policial”.

Além de dois veículos, foram apreendidas outras mercadorias que seriam de outras vítimas.

“A presente ação policial é importante, visto que trata-se de associação criminosa com alcance interestadual, o que dificulta, realmente, a investigação”, afirma Galvão.

“Tal tipo de investigação valoriza a função socioeconômica do inquérito policial, bem como resgata os direitos das vítimas envolvidas nos delitos dentro de uma nova perspectiva de Polícia Judiciária”. 

Polícia Civil - Caminhão seguiu até a cidade goiana para a entrega de mercadorias

Publicidade

Veja também