Policiais de Venceslau prendem suspeito de extorquir prefeituras

REGIÃO - Bruno Saia

Data 04/02/2016
Horário 04:52
 

Um homem, 41 anos, foi preso na tarde de terça-feira, na Rodovia Castelo Branco (SP-280), próximo a Pardinho (SP), suspeito de integrar um grupo que seria responsável por extorsões em pelo menos 30 prefeituras do interior paulista, incluindo a de Presidente Venceslau, de onde foi realizada a operação que levou à detenção do suspeito.

De acordo com os policiais, o membro da associação criminosa se identificava como sendo conselheiro corregedor e um dos sete conselheiros do TCE (Tribunal de Contas do Estado), e solicitava dos prefeitos contribuições para edição da revista do órgão. Para os que negavam, ele ameaçava dizendo que "analisava processos envolvendo" os chefes das administrações municipais. O contato prévio era realizado por supostos assessores, que durante as negociações simulavam ligações ao falso conselheiro. O grupo é composto por outros quatro homens e uma mulher, que ainda estão foragidos.

Jornal O Imparcial Suspeito foi detido no momento em que receberia dinheiro

Durante as investigações, o TCE emitiu nota informando que um grupo atua desde 2002 e esclareceu que nunca autorizou qualquer pessoa a solicitar patrocínio para a publicação, pois a Revista do TCE é distribuída gratuitamente desde 1957 e sempre teve as despesas sob responsabilidade do próprio Tribunal.

O suspeito foi detido por policiais civis de Venceslau dentro de um restaurante na Castelo Branco, no momento em que recebia uma quantia em dinheiro. Ele foi detido e encaminhado para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caiuá. Ele já havia sido preso em 2015, em São Joaquim da Barra (SP), ao tentar extorquir um comerciante.
Publicidade

Veja também