Parte de um cronograma contínuo que visa a padronização e o nivelamento técnico de todos os polos do GOE (Grupo de Operações Especiais) da região, um ciclo de treinamentos é promovido pelo Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), órgão sediado em Presidente Prudente e responsável pela Polícia Civil em todo o oeste paulista.
Na última sexta-feira, operadores do GOE da Deic-8 (Divisão Especializada de Investigações Criminais) e do GOE Polo 1 – Adamantina passaram por instrução conjunta, atividade que seguirá com outros quatro encontros programados para os demais polos da região.
“A iniciativa é fundamental para garantir a sinergia entre as equipes, que frequentemente atuam em conjunto nas missões operacionais em toda a região e em apoio a outras unidades no Estado. A descentralização estratégica dos polos é o que garante a disponibilidade e a rapidez na resposta a acionamentos em uma área que abrange 67 municípios”, ressalta o Deinter-8.
Conforme o órgão, a instrução em andamento, focada no módulo de “Entradas Táticas” e complementada por fundamentos de “Conduta de Patrulha e Disciplina de Arma de Fogo”, foi criada para aprimorar as habilidades dos policiais na atividade mais rotineira e de maior risco da polícia judiciária: o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão.
“A base teórica da instrução destacou a significativa mudança de paradigma na doutrina tática, influenciada por técnicas desenvolvidas pela DOE [Divisão de Operações Especiais] da Polícia Civil do Distrito Federal, após intercâmbios com a força de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos [Navy Seals]”, explica o Deinter-8. “A mútua troca de conhecimentos é o pilar para a construção de uma força tática coesa, eficiente e preparada para as missões mais complexas”, encerra.
Foto: Deinter-8
Equipes do GOE da Deic-8 e do Polo 1 – Adamantina passaram por instrução conjunta na sexta-feira