Polos do Grupo de Operações Especiais do oeste paulista passam por treinamento de padronização

Nivelamento técnico de todos os operadores da região visa garantir sinergia entre equipes, que frequentemente atuam em conjunto nas missões

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 29/09/2025
Horário 08:42
Foto: Deinter-8
Equipes do GOE da Deic-8 e do Polo 1 – Adamantina passaram por instrução conjunta na sexta-feira
Equipes do GOE da Deic-8 e do Polo 1 – Adamantina passaram por instrução conjunta na sexta-feira

Parte de um cronograma contínuo que visa a padronização e o nivelamento técnico de todos os polos do GOE (Grupo de Operações Especiais) da região, um ciclo de treinamentos é promovido pelo Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), órgão sediado em Presidente Prudente e responsável pela Polícia Civil em todo o oeste paulista.

Na última sexta-feira, operadores do GOE da Deic-8 (Divisão Especializada de Investigações Criminais) e do GOE Polo 1 – Adamantina passaram por instrução conjunta, atividade que seguirá com outros quatro encontros programados para os demais polos da região. 

“A iniciativa é fundamental para garantir a sinergia entre as equipes, que frequentemente atuam em conjunto nas missões operacionais em toda a região e em apoio a outras unidades no Estado. A descentralização estratégica dos polos é o que garante a disponibilidade e a rapidez na resposta a acionamentos em uma área que abrange 67 municípios”, ressalta o Deinter-8.

Conforme o órgão, a instrução em andamento, focada no módulo de “Entradas Táticas” e complementada por fundamentos de “Conduta de Patrulha e Disciplina de Arma de Fogo”, foi criada para aprimorar as habilidades dos policiais na atividade mais rotineira e de maior risco da polícia judiciária: o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão. 

“A base teórica da instrução destacou a significativa mudança de paradigma na doutrina tática, influenciada por técnicas desenvolvidas pela DOE [Divisão de Operações Especiais] da Polícia Civil do Distrito Federal, após intercâmbios com a força de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos [Navy Seals]”, explica o Deinter-8. “A mútua troca de conhecimentos é o pilar para a construção de uma força tática coesa, eficiente e preparada para as missões mais complexas”, encerra.

Foto: Deinter-8 - Equipes do GOE da Deic-8 e do Polo 1 – Adamantina passaram por instrução conjunta na sexta-feira

Foto: Deinter-8
Equipes do GOE da Deic-8 e do Polo 1 – Adamantina passaram por instrução conjunta na sexta-feira
 

 

Publicidade

Veja também