Ponte continua interditada

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 04/03/2022
Horário 03:33

O problema continua. Até ontem, não havia indícios de obras do Estado ou município na ponte sobre o Córrego do Veado na vicinal que liga Presidente Venceslau ao Campinal. A passagem está interditada há 32 dias, desde final de janeiro, quando tivemos um dia inteiro de chuvas na região. 

PREFEITA FECHOU A PONTE 
Devido às fortes chuvas, parte da cabeceira da ponte no lado sul rompeu, o que levou a prefeita Bárbara Vilches a interromper o trânsito depois de ter ouvido o DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Desde então, a prefeita venceslauense recorreu ao Estado para fazer manutenção da ponte. 

TEM SIDO UMA LUTA E TRANSTORNO 
No mês passado, a ponte virou um dos principais assuntos políticos para as três prefeitas do extremo oeste do Estado, Cássia Furlan, de Presidente Epitácio, Rute Almeida, de Caiuá, e Vilches, de Presidente Venceslau. Um transtorno para os moradores de assentamentos e agrovilas alimentadas pelo trânsito da famosa vicinal. Alguns para chegar a Presidente Venceslau precisam dar uma volta de mais de 100 quilômetros. 

PROMETEU E ATÉ AGORA NÃO VEIO 
O vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), esteve em Presidente Epitácio no dia 18 de fevereiro. Disse para as prefeitas, em palanque, que iria imediatamente mandar arrumar a cabeceira atrás da empresa que já se encontra na estrada fazendo o recapeamento. Mas, até agora, não aconteceu nada.    

LINO MACEDO QUER PONTE ABERTA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL 
O líder de movimentos sem-terra, Lino de Macedo, de Caiuá, disse na quarta-feira (2) nas redes sociais que se não houver início das obras na cabeceira da Ponte da Aymoré, os produtores rurais do assentamento irão se unir para retirar a barreira e retornar o trânsito.

COMBUSTÍVEL COM PREÇOS ALTO
“Lino Macedo escreveu em um comentário sobre a ponte no Facebook: “Vamos ter que desobstruir. O povo dos assentamentos já não suporta mais. Os tempos são de combustíveis caros e não dá para fazer uma volta grande para cumprir seus compromissos na cidade. Vamos esperar até os primeiros dias de março, se não começar, nós vamos começar”.

PISTA BOA, PONTE QUEBRADA
“Antes tínhamos uma pista ruim e uma ponte boa. Agora temos uma pista boa e uma ponte ruim”, disse com sarcasmo e depois uma sonora gargalhada um dos assentados que veio até a nossa redação se queixar da situação. Os assentados também aproveitaram para reclamar da prefeita Bárbara, dizendo que ela poderia ter resolvido a situação com os engenheiros e pessoal de obras de sua Prefeitura. 

CACHORRA XUXA 
Um homem dono de uma cachorra pastora alemã, a qual chamava de Xuxa, a espancou até morte há duas semanas em Presidente Venceslau. Foi detido e levado para a delegacia. Após ser ouvido pelo delegado foi multado em R$ 6 mil e vai responder em liberdade pelo crime de maus-tratos a animais. 

PROTESTO NA FRENTE DO LEGISLATIVO
Presidente Venceslau tem uma entidade atuante para os cuidados de animais, que entrou em ação assim que o caso da morte de Xuxa ganhou projeção na imprensa. O presidente da entidade, Fagner Silva, foi até a delegacia para tomar ciência da ocorrência e acionou a sua diretoria e simpatizantes para protesto diante da Câmara Municipal na noite de quarta-feira, antes da sessão do Legislativo. 

ASSUNTO VIROU POLÊMICA
Um grupo com cerca de 100 pessoas estava de frente ao Legislativo com cartazes e gritos pedindo justiça pela morte da cachorra. A trupe ganhou a simpatia de vários vereadores e da população, com carros passando de frente ao prédio da Câmara Municipal e acionando a buzina. Nas redes sociais, o assunto virou polêmico, onde alguns “reclamões” citavam exagero por parte da entidade e simpatizantes. 

OS CARROS DA PREFEITA
A prefeita Bárbara Vilches passou o carnaval com carros em cima do passeio da Praça Nicolino Rondó. Tentando justificar uma boa administração, reuniu todos os veículos que chegaram na Prefeitura durante o ano e os colocou em cima da calçada com faixas indicando as aquisições. Entre os carros, estava o Corolla preto do gabinete, comprada para seu uso por R$ 149 mil. 

COMPROU CARRO PARA O GABINETE
O carro preto de Bárbara foi um dos motivos para reunir os veículos na praça durante os quatro dias. Primeiro que sua compra foi contestada por muitos, após ela ter dito a este jornalista, um mês antes de assumir, que não compraria veículo para o seu uso, e que se fosse necessário, viajaria de ônibus para São Paulo. Fez o contrário e foi criticada. 

HOMENAGEM A OSMAR CARDOSO 
A Associação dos Servidores Militares de Presidente Venceslau, a partir do dia 7 deste mês, inicia o Campeonato Interno de Futebol para jogadores acima de 50 anos em homenagem ao policial militar da reserva e um dos fundadores do clube, Osmar Cardoso. Os jogos serão todas as segundas-feiras, a partir das 18h45.

Publicidade

Veja também