Por que devo cursar Direito em 2024?

OPINIÃO - Lucas Pires Maciel

Data 01/09/2023
Horário 04:30

O curso de Direito é um dos mais tradicionais e antigos no Brasil e no mundo. Relata-se que o primeiro curso, no mundo, é de 1150, em uma Universidade da Itália. Em 1827, teve início a história formal do ensino jurídico no Brasil, com a edição do decreto que criou os cursos de Direito em São Paulo e em Olinda (PE), em 11 de agosto de 1827.
A partir dessa singela passagem histórica, viu-se, especialmente aqui no Brasil, uma evolução e um rápido crescimento no número de instituições de ensino e de alunos cursando Direito. Tal fenômeno decorre do fato de que o curso abre um leque de opções muito grande, atraindo alunos interessados em trilhar a carreira pública, privada ou até mesmo auxiliar, no exercício de um cargo que já possua. Há, atualmente, em torno de 1.800 cursos de Direito, com cerca de 700 mil estudantes, espalhados por todos os rincões do país. O curso de Direito é um dos cursos que concede maiores oportunidades de trabalho.
Há informações de que, em apenas um final de semana, existem mais oportunidades de concursos públicos para as carreiras jurídicas, do que o resto do ano todo, para qualquer outra área. O Direito é uma das áreas que paga as melhores rendas para concursos públicos. São amplas as possibilidades, que vão desde atuação como advogado público, delegado, juiz, promotor, procurador, cartório, defensor público, entre outros cargos. Além disso, pode escolher pelo exercício da atividade como advogado (autônomo ou empregado), na iniciativa privada, bem como, a atuação acadêmica.
O curso de Direito, portanto, vem passando por várias transformações. A pandemia foi um vetor significativo para o aumento na velocidade dessas mudanças e transformações na área. Não faltam e nem faltarão oportunidades para os formados. Assim, há a necessidade de novos profissionais atentos às essas novas habilidades do profissional da área do Direito.
Além dos já tradicionais ramos do Direito, surgem, a partir da evolução da tecnologia, novos e promissores ramos, além de novos campos de trabalho na área. Podem ser citados o Direito Digital, Direito e Negócios Digitais, Segurança da Informação e Crimes Digitais, Propriedade Intelectual e Inovação, Biodireito, Compliance e LGPD, Prevenção de Conflitos de Interesse, Direito Médico, Direito da Saúde, Direito de Internet, Direito do Petróleo e Gás, Direito de Energia, Direito do Entretenimento, Direito Desportivo, Direito da Moda, Direito da Infraestrutura, Direito Ambiental, Direito Gastronômico, Direito de Imigração, Direito dos Refugiados, Direito de Trading, Direito da Educação, Direito Agrário, Direitos da diversidade e inclusão, Direito Urbanístico, entre outros.
Portanto, cursar Direito em 2024 é uma ótima opção para quem quer atuar num campo atual, dinâmico e com muitas opções para o mercado de trabalho público ou privado, com muitas perspectivas de crescimento para os próximos anos.

Publicidade

Veja também