Posição de destaque

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 02/10/2022
Horário 05:20

No cenário eleitoral do Estado de São Paulo, Presidente Prudente aparece entre as 32 cidades com mais de 180 mil eleitores, não contando capital. Fato que evidencia  campanhas de presidente e governador incluírem a cidade no roteiro.

 

MAIOR DO BRASIL

Com mais de 9 milhões de eleitores, a capital paulista é maior colégio eleitoral dos 5570 municípios brasileiros. O Estado de São Paulo tem o maior colégio eleitoral do Brasil, com mais de 34 milhões de eleitores: 22% do eleitorado nacional.

 

GRANDES COLÉGIOS

Depois da capital, os maiores colégios são os de Guarulhos com 928 mil eleitores, campinas com 878 mil e São Bernardo dos Campos com 639 mil. Com mais de 588 mil eleitores cada estão Osasco, São José dos Campos e Santo André.

 

MAIS DE 300 MIL

Ainda na casa dos 500 mil está Sorocaba com 513 mil. Com mais de 300 mil eleitores estão São José do Rio Preto, Santos, Diadema, Mogi das Cruzes, Mauá, Piracicaba e Carapicuíba.

 

190 MIL PARA ACIMA

Acima de 250 mil eleitores estão Barueri, Bauru, São Vicente e Itaquaquecetuba. Com mais de 200 mil: Guarujá, Taubaté, Limeira, Suzano e Taboão da Serra. Tem mais de 190 mil eleitores as cidades de Embu das Artes, Sumaré e São Carlos.

 

MAIS DE 180 MIL

Com mais de 180 mil estão Cotia, Indaiatuba, Marília, Presidente Prudente, Araraquara e Americana. Neste ranking, Prudente ocupa posição de destaque exatamente ao estar entre as 32 cidades de grande contingente de eleitores; entre os 645 municípios.

 

BREVE RETROSPECTO

Nas eleições de 2018, a última para os mesmos cargos das eleições que começam hoje com  o 1º turno, ficou claro que os eleitores de Prudente e região prestigiam os candidatos locais, mas que existe grande a pulverização de votos.

TRÊS ESTADUAIS

Em 2018, o oeste paulista elegeu três deputados estaduais e nenhum federal; sendo que dos estaduais mais votados em Prudente dois foram os que tinham base local. Dos três mais votados deputado estadual, dois se elegeram, que foram o primeiro e o terceiro.

MAIS VOTADOS

O primeiro teve mais de 19 mil votos e o terceiro mais de 12 mil, sendo que o segundo, o que não se elegeu, embora teve mais de 16 mil. O Plantão não está citando nomes, por conta da legislação eleitoral e de que dois são candidatos novamente.

DOIS DE PRUDENTE

O terceiro mais votado em Presidente Prudente teve votos em 332 municípios e no total passou de 65 mil. O primeiro mais votado em Prudente obteve no total mais de 61 mil votos, em 334 municípios, que foi o Ed Thomas (PSB) que hoje é prefeito.

SEM FEDERAL

Em 2018, o candidato a deputado federal mais votado em Presidente Prudente foi da própria cidade e recebeu mais de 19 mil votos. No entanto, na contagem geral contabilizou mais de 40 mil votos e não se elegeu.

LIÇÃO QUE FICA

Os dados mostram que a votação local, para o candidato com base em Presidente Prudente, tem que ser bem expressiva para sonhar com a eleição. Porém, o certo é que não basta a votação local.

Publicidade

Veja também