PP é 42ª do país para investimento em negócios

Levantamento da consultoria Urban System para a Revista Exame mostra a maior cidade regional à frente de várias capitais

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 01/11/2016
Horário 08:14


Presidente Prudente figura na 42ª colocação no ranking das 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios. O levantamento, realizado pela consultoria Urban System, exclusivamente para a Revista Exame, em cidades com mais de 100 mil habitantes, demonstra a capital da Alta Sorocabana à frente de grandes municípios do interior de São Paulo, como Bauru, Marília, São Carlos, de outros Estados, como Dourados (MS), Blumenau (SC), Joinville (SC) e Poços de Caldas (MG), além de algumas capitais famosas, entre elas, Fortaleza (CE), Natal (RN), Porto Velho (RO), Manaus (AM), Rio Branco (AC) e Belém (PA).

Jornal O Imparcial Em levantamento, capital da Alta Sorocabana conquistou 8,55 pontos, de 30 possíveis

Na pesquisa, foram analisados 309 municípios, estes responsáveis por 71% do PIB (Produto Interno Bruto). Para elaborar o ranking, foram analisados 28 indicadores. Cada indicador tem um peso conforme sua importância e atualidade, totalizando 30 pontos. Além do ranking, foram feitos quatro recortes da lista principal: as melhores em desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, infraestrutura e capital humano. Para cada uma dessas sublistas, foram considerados indicadores específicos adicionais. Prudente conquistou 8,55 pontos, de 30 possíveis.

"Prudente vem se destacando como polo regional e pelos investimentos públicos que recebeu nos últimos oito anos, na ordem de R$ 600 milhões, dos governos federal, estadual e municipal", destaca a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação). Conforme a pasta, atualmente o município tem infraestrutura reconhecida ainda em outros dois levantamento: 25º melhor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do país, conforme dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, divulgados pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), e 8ª melhor cidade para se viver no Brasil após a aposentadoria, conforme a própria Urban System.

A Secom frisa ainda que os índices de segurança do município foram comparados a de cidades europeias, segundo estatísticas recentes. "Prudente tem dois novos distritos industriais e vem ganhando rodovias de qualidade e novos empreendimentos de prestação de serviços, uma marca da cidade. O próximo passo é criar uma agenda de trabalhos para buscar novas empresas para geração de empregos", anuncia.

 

Acima da média


A pesquisa aponta que as cidades que integram o ranking apresentam indicadores econômicos e sociais acima da média nacional. "A lista dos 100 melhores destinos para investimentos apresenta indicadores sociais e econômicos superiores à média nacional. Quem vive numa destas cidades normalmente tem uma qualificação mais elevada: um em cada quatro trabalhadores com carteira assinada tem curso superior, enquanto no país o índice beira os 20%", diz a revista.

Em quatro vertentes, a Urban System analisou um total de 28 indicadores. Na Sociodemografia: crescimento populacional, população economicamente ativa, percentual de chefes de família da classe A, índice de desenvolvimento humano municipal e evolução do IDHM. Econômico: crescimento do PIB per capita, crescimento empresarial, crescimento de empregos formais, percentual de empresas com mais de 100 empregados, renda média dos trabalhadores formais e total de funcionários sobre a população economicamente ativa. Saúde: total de leitos por mil habitantes, beneficiários de convênio médico por habitantes, IDHM, longevidade e despesas com saúde. Educação: percentual de trabalhadores com curso superior, matrículas no curso superior em relação à população economicamente ativa e percentual de docentes do ensino fundamental com ensino superior. Financeiro: Índice Firjan de Gestão Fiscal e agências bancárias por 10 mil habitantes. Transporte: crescimento da frota de automóveis, automóveis por mil habitantes, destinos do principal aeroporto e linhas rodoviárias com seção na cidade. Infraestrutura: percentual de conexões de banda larga fixa acima de 34 Mbps (megabit por segundo), índice de perdas na distribuição de água e economias atingidas por paralisações.

 

 
Publicidade

Veja também