PP espera até 10 mil colecionadores em evento

Encontro Nacional de Multicolecionismo ocorre de amanhã a domingo, no IBC, com exposição de várias relíquias históricas

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 14/07/2016
Horário 09:03
 

Neste fim de semana, de sexta-feira a domingo, ocorre o Encontro Nacional de Multicolecionismo, realizado pelo clube de colecionadores de Presidente Prudente, no IBC Centro de Eventos. Além de relíquias históricas, objetos que marcaram períodos, haverá exposição de carros antigos. E, na praça de alimentação, barracas de lanches, bebidas e venda de artesanatos. A estimativa, conforme a organização, é receber entre 5 a 10 mil pessoas em toda a ação.

Voltado à filantropia, de acordo com o presidente do clube, Luiz Eduardo Viacava, a entrada será um quilo de alimento não-perecível, que será doado, assim como a renda do setor de alimentação, a três entidades da Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente). Nos três dias, os horários de início variam.

Jornal O Imparcial Bicicletas antigas também poderão ser conferidas no evento

"Será um evento grandioso, em um local seguro, confortável, inclusive com estacionamento amplo em todo o entorno. Convidamos todas as pessoas que colecionam qualquer tipo de objeto a participarem desse encontro de amigos. Mesmo que não façam parte do clube, podem apresentar suas coleções e entrar em contato com outros colecionadores do mesmo tema. Enfim, podemos trocar experiências, aprender mais", ressalta Luiz Eduardo.

Segundo o presidente, o evento - que já faz parte do Calendário Nacional de Numismática, organizado pela SNB (Sociedade Numismática Brasileira) - conta com o apoio do Automóvel Clube, Casa do Artesão (Associação de Artesãos de Presidente Prudente), Clube do Fusca de Presidente Prudente e governo municipal, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura).

Além de colecionadores da cidade e região, já garantiram presença, representantes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul, entre outros.

"Dentre vários, nosso principal objetivo com os encontros realizados é divulgar o colecionismo. Sem contar que o mais enobrecedor é esse tipo de integração, amizade, troca de coisas boas, vínculos que se formam... Existe todo o saudosismo do passado, trazido para o presente, em direção ao futuro!", exclama o presidente.

 

Sobre o clube


Luiz Eduardo comenta que, atualmente, 80 colecionadores estão cadastrados no Clube de Multicolecionismo de Prudente. Selos, moedas, cédulas, cartões-postais, cartões telefônicos, brinquedos antigos, relógios, bicicletas antigas, discos de vinil, bolachas de chopp, livros históricos de cidades, flâmulas, lápis, figurinhas, filmes em DVD, miniaturas de carros, marcas de cigarro, de caminhão, além de canetas, facas, revistas antigas, relógios antigos, entre dezenas de outros objetos colecionáveis estão entre as raridades.

Segundo ele, qualquer pessoa pode participar do grupo que se reúne todo sábado no Centro Cultural Matarazzo, entre as 9h e meio-dia. Para ser um associado, basta ir a uma dessas reuniões, preencher uma ficha e pagar uma mensalidade mensal ou anual, com valor simbólico, para manutenção dos trabalhos da turma.

"O importante é que as pessoas possam participar de momentos de estudo, troca de experiências, etc. Agora com essas moedas e selos da Copa do Mundo e das Olimpíadas, que lançou 18 diferentes para coleção, a procura está cada vez maior. Acabei de lançar um envelope especial para conservação e classificação de moedas de cobre, desde a colônia até os dias atuais. Ou seja, sempre tem algo novo para compartilharmos", destaca Luiz Eduardo.

 

 

PROGRAMAÇÃO


Dia 15


Horário: das 19h às 22h

 

Dia 16


Horário: das 10h às 22h

 

Dia 17


Horário: das 10h às 16h

 

serviço


ENDEREÇO

Aos interessados que desejarem fazer parte deste encontro, prestigiando as peças dos colecionadores, o IBC Centro de Eventos fica na Rua Hugo Lacorte Vitale, 46, Vila Furquim, em Prudente.

 
Publicidade

Veja também