PP figura ranking das cidades mais conectadas e inteligentes do país

No âmbito nacional, capital do oeste paulista ocupa a 83ª posição entre as 100 colocadas

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 07/09/2021
Horário 06:25
Foto: Arquivo
 Entre os municípios de 100 a 500 mil habitantes destaca-se na 47ª posição
Entre os municípios de 100 a 500 mil habitantes destaca-se na 47ª posição

Foi divulgado o Ranking Connected Smart Cities 2021, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, que mapeou todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes no país, com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas de acordo com 75 indicadores. Entre as cidades que entraram na pesquisa, Presidente Prudente teve destaque positivo.

Foram analisados os seguintes indicadores: mobilidade; urbanismo; meio ambiente; energia; tecnologia e inovação; economia; educação; saúde; segurança; empreendedorismo; e governança, que somaram nota 30,586 para Presidente Prudente. Dentro destes temas o ranking avalia conceitos como o de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais dos municípios e sustentabilidade econômica.

Foram analisadas 49 cidades com mais de 500 mil habitantes; 277 com 100 mil a 500 mil habitantes; e 351 com 50 mil a 100 mil habitantes. No âmbito nacional, Prudente figura a 83ª posição; na região Sudeste a 49ª posição; e entre os municípios de 100 a 500 mil habitantes destaca-se na 47ª posição. O objetivo do levantamento é mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no país. A análise permite comparações entre gestões e fornece referências importantes para a melhoria de políticas públicas, e pode ter impacto positivo na qualidade de vida da população.

REFLEXO DO

TRABALHO

Helton Sapia, secretário municipal de Tecnologia da Informação, analisa a colocação da cidade como resultado do trabalho que vem sendo feito nos últimos anos e que continuará nesta gestão. “É algo de bastante orgulho para nós”, afirma. “Buscamos com relação às ações que vêm sendo desenvolvidas, promover e integração dos serviços municipais em prol da população e da sociedade”.

Sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas para impulsionar a cidade no âmbito da tecnologia e inovação, o secretário cita a Fundação Inova Prudente, ambiente que favorece a pesquisa, desenvolvimento, empreendedorismo e acesso às novas tecnologias e formação; e também questões ligadas à qualidade, a exemplo do Mutirão do Lixo Eletrônico - que tem sua importância no que tange ao papel da reciclagem, meio ambiente, e sustentabilidade.

EXPANSÃO

DO CONCEITO

De acordo com o titular da pasta, o conceito de “cidades conectadas” tem sido modernizado nos últimos anos. “O que num primeiro momento era algo visto como mais tecnológico, hoje em dia abrange muitos outros fatores. Então, uma cidade inteligente hoje é aquela que provê integração, ou seja, facilita a troca dos conhecimentos entre várias áreas com foco no desenvolvimento, favorece a inovação. É um ambiente propício a receber e estimular novas ideias, novos projetos; ela prevê a colaboração desde a divisão do conhecimento assim como os vários investimentos nesse sentido de colaboração, indo de encontro àqueles que têm necessidade e aos que têm condição”.

Ainda conforme o secretário, cidade inteligente também está ligada à “transparência” e “foco nas pessoas”. No evento Connected Smart Cities deste ano, conforme Sapia, houve apresentação do case da abertura de empresas do município. “Foi apresentado com um dos cases de sucesso, onde nós tínhamos aqui uma demora muito grande no processo de abertura de empresas, mas através da tecnologia, da inovação de processos, da desburocratização, hoje é possível abrir uma empresa em poucos dias, ou empresa com baixo grau de riscos, até em poucas horas”, explica.

"Nós vamos continuar com esse trabalho, em nossa gestão temos foco em integrar os serviços das secretarias e fazer com que o munícipe seja atendido pela Prefeitura de uma maneira mais tranquila, mais desburocratizada, que ele possa ter um atendimento muito mais rápido, tratar o nosso munícipe com o respeito que ele merece”.

“Uma cidade inteligente hoje é aquela que provê integração, ou seja, facilita a troca dos conhecimentos entre várias áreas com foco no desenvolvimento, favorece a inovação”
Helton Sapia,
secretário municipal de Tecnologia da Informação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também