Praça do Centenário representa história de PP

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 14/04/2018
Horário 11:23
Reprodução - Confeccionado por pedras, é possível observar o mapa da cidade na silhueta da praça
Reprodução - Confeccionado por pedras, é possível observar o mapa da cidade na silhueta da praça

Aqueles que gostam de curtir um ar fresco, em meio à paisagem verde que contorna o Parque do Povo de Presidente Prudente, poderão conferir mais um espaço de lazer para marcar um encontro com aqueles que mais amam. Na noite de ontem, com ato solene e shows musicais, foi inaugurada a Praça do Centenário, que representa um pouco da história da cidade que comemorou 100 anos em 2017.

Diante de significados escondidos atrás de cada detalhe, o presidente da Comissão do Centenário, Marcelo Costilho Jorge, explica que no espaço é resumida uma parte da história da cidade. Dentre as características que prometem chamar a atenção do público, está a “rosa dos ventos”. O símbolo indica os quatro pontos cardeais da cidade e foi desenhado em alto relevo no solo, revestido em granito. Confeccionado por pedras, é possível observar o mapa da cidade na silhueta da praça.

Conforma explica Marcelo, é possível observar a presença de todos os bairros na imagem, até mesmo os distritos que circulam Prudente. “Nós buscamos uma maneira de agradar a todos que vivem aqui, sempre pensando nos benefícios para os moradores”, expõe.

Logo na entrada da praça, os visitantes poderão ver um monumento com 8 metros de altura, onde foi representado o aperto de mãos entre o Coronel José Soares Marcondes e Manoel Goulart, fundadores de Prudente. Para o presidente da comissão, os olhares das figuras olhando para o horizonte trazem a ideia de “prosperidade ao povo por mais 100 anos”.

 

Cápsula do tempo

Enquanto muitos observam a arquitetura contemporânea da área de lazer, Marcelo acredita que o diferencial é a capsula do tempo, “enterrada” em espaço particular. Fabricada de inox, dentro do objeto foram colocadas fotos, mensagens e documentos das entidades que contribuem para o desenvolvimento de Presidente Prudente. A abertura da cápsula é prevista para daqui a 50 anos, quando “serão observadas as mudanças e realizações alcançadas pelo nosso povo durante o período”.

Para Marcelo, a estrutura tem chamado a atenção de muita gente que esteve no local. Sobre os benefícios que pode trazer à sociedade, ele diz que considera a área como um marco para a cidade, o que garante “projetar o futuro, no mesmo momento em que as plantas vão crescer e se fundir ao Parque do Povo”.

 

SAIBA MAIS

Localizado em uma área de 24 mil metros quadrados, a Praça do Centenário tem mais de 11.619 metros de área construída. Projetada por Maurício Fernandes, arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento, foi instalada em todas as luminárias e postes a iluminação de led, que permite mais economia nos gastos com luz. Além disso, um trabalho paisagístico de 40 palmeiras imperiais foi plantado em torno de praça.

Publicidade

Veja também