Praça do Povo, em Santo Expedito, passa por reforma

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 09/11/2021
Horário 04:12
Foto: Cedida
Serviços são executados na remodelação da praça
Serviços são executados na remodelação da praça

Procurando melhorar todos os espaços do município que podem ser usados pelos turistas, o prefeito Nenê Betio, de Santo Expedito, determinou a reforma e remodelação da Praça do Povo, local de passagem obrigatória dos romeiros que transitam entre a igreja no centro da cidade e a construção do santuário. As obras estão sendo feitas realmente para atender os anseios da população que querem uma cidade mais acolhedora, para que os turistas se sintam à vontade em Santo Expedito.

COMPROMISSO
O prefeito Nenê Betio, afeiçoado ao turismo da cidade, dá total apoio ao Conselho Municipal de Turismo nos trabalhos de conduzir a política do setor no município. Da mesma forma, conclama toda a população que se envolva também neste trabalho, especialmente quando algum turista chegar na cidade para visitar os espaços santificados e consagrados ao santo das causas urgentes, pois sabe que todos são acolhedores, e saberão muito bem receber quem aqui chegar. O prefeito entende que o turista bem acolhido e se sentindo em casa é a certeza de que retornará, como da mesma forma propagará para que outras pessoas também visitem para Santo Expedito.

CAUSAS IMPOSSÍVEIS
Uma leitora de Pirapozinho pede à coluna para que a oriente com uma oração para causas impossíveis para a intercessão de Santo Expedito: Oração das causas impossíveis: “Senhor, diante de tantos testemunhos, que alimentam a nossa fé, venho aqui fazer a oração das causas impossíveis, porque tenho fé que o Senhor é o Deus do impossível. Então, eu te peço agora em nome de Jesus, faça o impossível em minha vida! Ó Deus, que abriu o mar vermelho, derrubou as muralhas e fez um morto de quatro dias ressuscitar, além dos paralíticos que voltaram a andar. Tenho uma causa impossível e coloco-a em tuas mãos, e pela minha fé creio que esta causa está ganha! Em nome de Jesus Cristo! Que o mal que atrapalha saia! E que o bem que abençoa venha sobre mim em nome de Jesus Cristo! Amém”.

MISSAS DOS ROMEIROS
As missas dos romeiros, celebradas todos os domingos às 10h, já retornaram ao ritmo normal. Os moradores de Santo Expedito fazem opção para as missas dos sábados e domingos à noite, enquanto reserva-se a manhã de domingo para os romeiros. No domingo, vários romeiros compareceram naquela missa, e, segundo o padre Umberto, eles estão voltando com fé redobrada para rezar pelo seu santo padroeiro.

CUIDADOS
Embora, aos poucos, os visitantes e romeiros estejam retornando as suas visitas a Santo Expedito, padre Umberto está esperançoso de que tudo será tranquilo, porém, acredita que eles não devem abrir mão das máscaras de proteção e, que quando chegarem na igreja, atentem-se para a higienização das mãos. Ele lembra que com a redução de contágios da Covid-19, essa diminuição continuará, desde que cada pessoa faça a sua parte.

QUERMESSE
Sábado acontecerá mais uma quermesse ao lado da Igreja Matriz de Santo Expedito, cuja renda será revertida para as obras de construção do santuário. Espera-se um grande número de participantes para o sucesso da mesma.

PREOCUPAÇÃO
O município de Santo Expedito está trabalhando para valorizar o seu turismo de uma forma transparente e idônea, isso com todos os segmentos envolvidos, quer seja com a igreja, Comtur e todos os setores ligados a esse trabalho da Prefeitura e, até mesmo a comunidade. É importante entender que ainda poderão existir pessoas que não estejam compromissadas com esse resgate. Pelo menos em se tratando de comerciantes que ofereciam produtos alusivos ao santo, alegando que eram peças benzidas pelo padre Umberto, isso terá uma fiscalização maior e intensa, para que a boa-fé de muitos romeiros não seja roubada.

AVALIAÇÃO
Arthur Figueiredo, na semana passada, esteve em Santo Expedito, e deixou claro que já visitou vários pontos turísticos no Brasil. Como um curioso no assunto, comentou que se trata realmente de uma pequena cidade, mas sentiu que, dentro em breve, a região de Presidente Prudente terá um dos maiores polos turísticos religiosos do interior, após Aparecida. Afirmou que também tem fé em Santo Expedito e espera poder retornar mais vezes, em especial nos períodos de festas da cidade. É de São Paulo e faz estudos sobre locais religiosos.

TELEFONE ÚTIL
Os romeiros e turistas podem anotar um telefone muito importante. É o do centro de informações ao turista e Departamento de Turismo da cidade: (18) 996428488

FÉ EM TROVAS
Parece que tudo aqui
Está voltando ao normal
Peçamos a Santo Expedito
Mais força espiritual.
(José Costa)

Publicidade

Veja também