Praça Luiz de Camões receberá monumento do centenário de PP

Escultura será definida por meio de concurso, do qual podem participar arquitetos e engenheiros, e cujo edital ainda será divulgado; novo espaço foi escolhido em função da visibilidade


A Praça Luiz de Camões, defronte ao Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto, foi o local escolhido para receber o monumento em comemoração aos 100 anos de Presidente Prudente, conforme anúncio oficial feito pelo prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) e o presidente da comissão dos festejos do centenário, Marcelo Costilho Jorge, na manhã de ontem. Anteriormente, a escultura seria instalada na praça que fica de frente para a sede da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Presidente Prudente, contudo, optou-se pelo novo espaço em função da visibilidade. "A rotatória do museu é um trecho percorrido por pessoas de toda a região, além de ser um lugar que interliga os bairros prudentinos e demarca um forte centro comercial. Sendo assim, a organização percebeu que seria um cenário mais apropriado para a implantação do monumento", argumenta Bugalho.

Jornal O Imparcial Anúncio do novo local escolhido para receber o monumento foi feito na manhã de ontem

A escultura será definida por meio de concurso, cujo edital foi desenvolvido pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente e o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e será divulgado nos próximos dias. Conforme o presidente da primeira associação, José Alberto Barros Fial, ficou estabelecido que o monumento deve apresentar um tamanho padrão de 10 a 12 metros, justamente para garantir que as propostas enviadas pelos interessados na concorrência não sejam muito distintas. Para inscrever seu projeto, o candidato deve possuir credencial do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo).

Para José Alberto, esse tipo de ação traz retorno para a associação e o instituto no sentido de movimentar e estimular a classe. "É uma injeção de ânimo para a categoria e uma oportunidade de mostrar e enaltecer o nosso trabalho", expõe. Já o presidente do IAB, José Santana de Andrade Júnior, aponta que a concorrência pública gera estímulo para os candidatos, que se interessam em mostrar o seu trabalho perante a sociedade. "Vejo o concurso como uma forma de valorizar o profissional. Considerando que se trata de um monumento público, a concepção total é diferenciada", avalia.

O presidente da comissão do centenário, Marcelo Costilho Jorge, enfatiza que após a seleção da melhor proposta, que deve atender a todos os critérios técnicos e visuais solicitados no edital, a organização iniciará a captação dos recursos. O objetivo é arrecadar a verba necessária por meio de doações, de forma que a administração pública tenha "custo zero" e a execução seja viabilizada pela participação popular. Para a maior visibilidade da edificação, algumas adequações serão providenciadas.

Bugalho denota que o monumento do Rotary, com consentimento do clube, será transferido para outra ponta do espaço, enquanto a Prefeitura, em parceria com a Energisa, fará a retirada de todos os postes no entorno e a compactação dos fios. "Diminuindo a fiação, reduzimos também a poluição visual. Além disso, a área vai receber ornamentação e iluminação de LED, com vistas a tornar o espaço mais valorizado", expõe.

Marcelo pontua que, embora a praça diante da sede da OAB não seja mais o local do obelisco, ela vai continuar como a Praça do Centenário. Destaca também que, após o encerramento da Semana da Água, a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) iniciará as atividades no Bosque do Centenário, que ficará localizado nas imediações da Rua Olívio Crepaldi, no Residencial Quinta das Flores.

 
Publicidade

Veja também