Praça Nove de Julho recebe trabalhos hoje e amanhã

21ª edição da Expodefic e Feidefic expõe materiais produzidos por pessoas com deficiências de nove instituições prudentinas; peças podem ser conferidas entre 9h e 16h

VARIEDADES - IVE CAROLINE

Data 09/11/2017
Horário 11:43
Arquivo, População poderá adquirir peças por preços acessíveis, nesta quinta e sexta-feira, entre 9h e 14h, na Praça Nove de Julho
Arquivo, População poderá adquirir peças por preços acessíveis, nesta quinta e sexta-feira, entre 9h e 14h, na Praça Nove de Julho

“A Arte Comprova a Capacidade”: é com este slogan que a 21º edição da Expodefic e Feidefic (Exposição e Feira de trabalhos artísticos da Pessoa com Deficiência) promove a divulgação de materiais produzidos por artistas especiais, que expõem e comercializam seu talento, por meio de confecções de entidades assistenciais, nesta quinta e sexta-feira, das 9h às 16h, na Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente. Apresentações musicais e de dança também compõem a programação dos dois dias de evento.

Organizada pelo Governo de Presidente Prudente, através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), a atividade é realizada desde 2001. Segundo a coordenadora do projeto Sonia Aparecida Costa Vilela, inicialmente, a ação era feita uma vez por ano, porém, “devido à importância do apoio que a sociedade deu para as entidades, há quatro anos, o evento passou a ser cumprido semestralmente”, explica. A primeira exposição ocorreu no mês de maio, com trabalhos ao Dia das Mães.

“Este projeto tem como objetivo mostrar que as pessoas com deficiência também são capazes de fazer inúmeras coisas e desmistificar a palavra “limitação” para a sociedade. Esperamos que esta iniciativa sempre incentive, valorize e divulgue o trabalho destes artistas especiais, além de cumprir o papel que desempenhamos para o fim da discriminação e para a promoção da inclusão social”, ressalta a coordenadora.

 

Produtos

Dentre os vários itens produzidos pelos atendidos das nove entidades assistenciais de Prudente participantes, estão tapetes, pinturas em tecido e tela, peças artesanais, bonecas, sabonetes, pesos de porta, guardanapos, artesanato em jornal, crochê, cadeiras e mesas de madeira, patchwork, tricô, entre outros. Conforme Sônia, os artigos servem tanto para uso próprio quanto para dar de presente para os amigos ou a família.

“Os produtos são feitos com muito amor e dedicação por todos os pacientes, que capricham e dão atenção a cada detalhe. A população poderá adquirir várias destas peças por preços acessíveis e, além de divulgar o trabalho de cada um deles, também ajudarão as entidades participantes”, acrescenta.

 

“Este projeto tem como objetivo mostrar que as pessoas com deficiência também são capazes de fazer inúmeras coisas e desmistificar a palavra “limitação” para a sociedade”

Sônia Aparecida Costa Vilela

coordenadora da feira

 

ENTIDADES PARTICIPANTES

1- Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes

2- Unipode – União das Pessoas com Deficiência

3- Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)

4- Associação de Peregrinação do Rosário

5- Sala Recursos Deficientes Visuais – Escola Estadual Professor Hugo Miele

6- Associação de apoio ao paciente renal crônico Carim

7- Núcleo Ttere de Trabalho e Realizações

8- Ambulatório Regional de Saúde Mental

9- Associação Filantrópica de Proteção ao Cego

 

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira

9h – Solenidade de Abertura com Autoridades

9h – Banda da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos

 

Sexta-feira

  1. 10h – Banda da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos

  2. 12h – Cantor Alisson Thales

14h – Dança – Unipode

14h – Apresentação de capoeira da Unipode

Publicidade

Veja também