Prainha de Epitácio é liberada para banhistas após morte por choque; quiosques e banheiro seguem interditados

Prefeitura diz que autorização para entrada de turistas ocorreu após comprovação de que espaço não ofereceria riscos; trabalhos buscam identificar vazamentos de energia elétrica

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/01/2023
Horário 15:01
Foto: Arquivo
Prainha da Orla Fluvial está liberada para banhistas em Epitácio
Prainha da Orla Fluvial está liberada para banhistas em Epitácio

Após decreto publicado na quinta-feira passada que interditava toda a extensão da prainha da Orla Fluvial, em Presidente Epitácio, o local voltou a ser liberado para banhistas. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Wantuyr Tartari, a decisão da administração municipal de autorizar a entrada de turistas para o uso da praia ocorreu após a comprovação de que o espaço não ofereceria riscos.

Os quiosques (lanchonetes e restaurantes), banheiro e a área de estacionamento, no entanto, permanecem interditados. A medida é necessária para os trabalhos de identificação de vazamentos de energia elétrica, que demandam a desativação do fornecimento. A investigação teve início após um homem morrer em função de uma descarga elétrica no banheiro público do local.

O acidente está em fase de investigação pela Polícia Civil. Paralelamente, a Prefeitura promove apuração própria para detectar situações que coloquem em risco a integridade física de eventuais frequentadores de toda a extensão da prainha. Durante os procedimentos, constatou-se que grande parte das ligações elétricas das lanchonetes existentes no local são subterrâneas e, segundo avaliação preliminar do engenheiro elétrico da municipalidade, estão em desconformidade com as normas de segurança.

"Somente com o desligamento de todas as redes elétricas poderão ser promovidas as intervenções no solo, de modo a identificar eventuais novos vazamentos e/ou ligações feitas de forma indevida e/ou fora dos padrões de segurança elétrica", alegou a municipalidade.

O decreto permitiu aos proprietários dos quiosques existentes no local a implantação de energia alternativa por meio da instalação de geradores (sem uso de corrente elétrica fornecida pela concessionária) e a retirada dos bens e estoques. Caso optassem pela utilização de gerador, este deveria servir somente para a manutenção de itens essenciais ligados, como freezer, geladeiras e câmaras frias. Os fios que fizerem a ligação do gerador até os equipamentos devem estar expostos para serem facilmente identificados pelos fiscais municipais e não interferirem de forma alguma nas instalações já existentes.

A Prefeitura expôs na ocasião que, no caso de descumprimento das normas previstas no decreto, tomará as providências legais.

Choque no banheiro

Um homem de 30 anos morreu eletrocutado dentro do banheiro público localizado na Orla Fluvial. O caso ocorreu na tarde do dia 16 de janeiro. De acordo com informações do colunista de O Imparcial, Toninho Moré, a vítima foi Daniel Timóteo Júnior, que estava na prainha e levou a filha de quatro anos ao banheiro. Quando estava dentro do compartimento, ouviu-se um estouro. As pessoas correram até o local e notaram que o homem tinha recebido um choque. Ele chegou a ser socorrido por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu. Daniel morava em Campinas (SP) e estava na cidade a passeio.

Foto: Redes sociais - Daniel Timóteo Júnior

Publicidade

Veja também