Práticas esportivas auxiliam mamães no dia a dia

EXEMPLO Além de apoio com a disciplina, atividades físicas proporcionam proximidade e afeto entre mães e filhos

Esportes - PAULO TAROCO

Data 14/05/2017
Horário 22:06
 

Em meio à correria e compromissos do dia a dia, alguns relacionamentos humanos, como entre professores e alunos ou pais e filhos, podem sofrer consequências ou certo desgaste, o tão falado esfriamento entre as relações interpessoais. Para superar tais desafios dessa rotina, além de métodos teóricos, no Dia das Mães, O Imparcialressalta uma aliada para algumas mulheres – em casa, ou com "seus filhos" em sala de aula – para vencer esse distanciamento, as atividades físicas e esportivas.

Jornal O Imparcial
Crossfit auxilia interação entre madrasta Patrícia e os jovens enteados, Igor e Yan

Professora de Educação Física na rede pública de ensino há quase 30 anos, Iraídes Nascimento é atualmente professora na Escola Estadual Monsenhor Sarrion, na Vila São Jorge, em Presidente Prudente. Todos os dias em suas aulas, além do conhecimento na área da Educação Física, Iraídes leva outro pensamento que põe em prática desde o começo da carreira, "tratar os alunos assim como trata seus filhos".

"É necessário ter paciência. Por exemplo, caso algum aluno te responda mal, é preciso perguntar, tentar entender o que acontece com ele", disse ainda Iraídes ao expor algumas regras usadas paralelamente em casa, com os dois filhos e, nas salas de aula, com os alunos. A professora ainda ressalta acreditar na facilidade proporcionada pela disciplina ministrada por ela, a Educação Física, para reforçar o vínculo com os alunos, junto com sua metodologia de "mãe".

"Não existe uma receita, pois cada sala tem seu perfil, inclusive é assim também com filhos. É preciso ter cobrança, mas não pode faltar um abraço, carinho", completa Iraídes.

A facilidade proporcionada pelas atividades físicas, no intuito de reforçar o vínculo com os jovens, citada por Iraídes, pode ser vista também no relacionamento da professora universitária de Química, Patrícia Antunes, com os três enteados, Igor, de 11 anos, Yan, de 12 anos, e Enzo Garcia, de 19 anos. Desde 2015, Patrícia acompanha o marido na prática do Crossfit. A partir disso, Igor e Yan resolveram seguir os passos do casal – antes do Crossfit, os três jovens acompanhavam o pai e a madrasta na prática do boxe – atividade que, mesmo indiretamente, auxiliou a realçar o vínculo da família.

"Os vi praticando e resolvi pedir para praticar também. O apoio deles ajuda muito, traz um incentivo a mais", disse o garoto Yan.

"A necessidade de ajudá-los a vencer os desafios vai além das práticas na academia, precisamos incentivá-los não só no esporte. Mas a rotina proporcionada pela modalidade, principalmente, nos trabalhos em grupo – quando fazemos juntos – favorece muito a aproximação", destaca Patrícia.

 
Publicidade

Veja também