Preço médio do kg do alho tem alta de 29,33% em Prudente

Valor passou de R$ 23,89 para R$ 30,89, mostra pesquisa feita em supermercados; no geral, cesta básica registrou inflação de 0,50% na 1ª quinzena de março

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/03/2024
Horário 16:51
Foto: Freepik
Preço médio do quilo do alho teve aumento de 29,33% nos supermercados de Prudente
Preço médio do quilo do alho teve aumento de 29,33% nos supermercados de Prudente

Em Presidente Prudente, o preço médio da cesta básica registrou aumento de 0,50% na primeira quinzena de março em relação ao mesmo período de fevereiro, mostra o IPT (Índice de Preços Toledo), realizado pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário. O consumidor que gastava R$ 1.013,91 para a compra dos itens hoje desembolsa, em média, R$ 1.019,02, o que corresponde a um crescimento de R$ 5,11. Entre os destaques, chama a atenção a inflação do quilo do alho, cujo preço médio, no período analisado, passou de R$ 23,89 para R$ 30,89, o que representa avanço de 29,33%.

No geral, o grupo de alimentos apresentou inflação de 0,13%. Além do alho, também ganha ênfase a margarina (500 g), com alta de 13,93%.

O grupo de higiene pessoal registrou inflação de 3,71%, com destaque para o desodorante spray (90-100 ml), com acréscimo de 18,92%; o papel higiênico (4 unidades, 30 metros, folha simples), com aumento de 11,59%; e o sabonete (85-90 g), com alta de 3,40%.

O grupo de artigos de limpeza, por sua vez, teve inflação de 0,87%, com destaque para o detergente líquido (500 ml), que teve aumento de 3,66%, e para a água sanitária (1 l), com alta de 3,43%.

Diferença de preços

Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como a margarina (500 g), que variou entre R$ 2,98 e R$ 10,99, resultando numa diferença de 278,79%, e o absorvente aderente (8 unidades), que oscilou de R$ 1,69 a R$ 5,25, com uma diferença de 210,65%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 61,86%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 500,42. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 309,16 economizando, assim, R$ 191,26.

A pesquisa teve a participação de duas alunas da Toledo Prudente, Larissa Ramos do Carmo e Rayssa Bastos Ramos. Os trabalhos foram orientados pela supervisora de Práticas Profissionais, Victoria Gonçalves Trevizan.

Entenda a pesquisa

O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.

Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.

Levantamento de preços nos supermercados prudentinos

Fonte: Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário

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