Prédio abandonado

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 16/09/2022
Horário 03:33

Nesta semana nossa coluna foi alertada sobre um prédio público abandonado no Jardim Alvorada, em Presidente Venceslau. De fato, há uma edificação da Prefeitura no meio do bairro que se encontra desativada há vários anos. 

FOI CRECHE E CASA DE PASSAGEM
O prédio é grande e toma um quarto do quarteirão. Surgiu como uma escola infantil, passou a ser creche e na última ocupação se tornou uma Casa de Passagem a pessoas ou famílias necessitadas em trânsito pela cidade. 

NÃO SABEMOS O ANO 
Ninguém que reside nas proximidades sabe precisar ao certo quando teve início o abandono. O mesmo ficou fechado por algum tempo, logo após a instalação da Casa de Passagem na gestão de Osvaldo Mello (PT) e, desde então, a deterioração iniciou. 

O PROJETO É BONITO 
É algo esquisito o desinteresse das autoridades políticas pelo prédio. Vi as gestões passadas pedindo prédios e recursos para o Estado, mas nenhuma se propôs a fazer algo, ou mesmo uma reforma nesta edificação, que tem um desenho considerado bonito.

SECRETARIAS E ESCRITÓRIOS
O local poderia, se reformado, abrigar escritórios e até algumas secretarias do governo municipal. A Prefeitura paga muitos aluguéis na cidade e, ao mesmo tempo, vê um dos seus patrimônios ser entregue ao abandono ao invés de utilizá-lo amenizando custos.

O QUE A PREFEITA DISSE
Perguntei à prefeita Bárbara Vilches (PV) qual o destino que pretende dar ao mesmo. Disse que a edificação tem documentos no setor jurídico e está abrindo uma negociação com uma igreja, que pretende implantar um programa de jovens no local. 

VEREADOR LAGOA
Assim que tocamos no assunto do prédio em nosso blog, o vereador Lagoa (PT) enviou uma resposta do chefe do gabinete sobre o prédio em um dos seus requerimentos. No documento há a citação de que a antiga Casa de Passagem possa ser ocupada por projeto da Igreja Adventista do 7° Dia. 

REVOLTA DAS ENFERMEIRAS
Desde sexta-feira passada há movimento de enfermeiras insatisfeitas em Presidente Venceslau. Primeiro foi realizada uma reunião no Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio), com a presença de mais de 50 profissionais da área. 

CONTRA DEMISSÃO EM MASSA
No começo da semana passada houve conversa entra a administração da Santa Casa e as enfermeiras pautada pelo cenário que o novo piso salarial da categoria causaria nas finanças do hospital. Seriam R$ 224 mil a mais por mês e houve conversa sobre demissões em massa. 

PROTESTO
O fato virou um pavio de pólvora e fez com que fosse feita a reunião no Sincomerciários com a presença do sindicato da categoria. Queixas sobre tratamento, troca de turnos, falta de pagamento do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) e mudança de horário foram feitas.

REUNIÃO NA CÂMARA 
O vereador Lagoa (PT) estava presente na reunião no Sincomerciários e resolveu pedir para que sindicato e enfermeiras marcassem uma reunião antes da sessão ordinária na segunda-feira passada na Câmara Municipal. O encontro foi feito sem a presença da diretoria do hospital. 

DIRETORIA E SECRETARIA NÃO FORAM
A secretária executiva da Santa Casa, Suzy Bonifácio, não foi à reunião da Câmara alegando que não há a necessidade de expor a entidade politicamente e que tudo pode ser resolvido junto à administração e provedoria.

SITUAÇÃO CONTINUA INFLAMADA 
Até o momento a situação continua inflamada entre direção do hospital e enfermeiras. A prefeita Bárbara Vilches sabe dos acontecimentos e deve colaborar para que tudo acabe em bom senso. Um detalhe. Não haverá demissão em massa. 

PRESENÇA DE CANDIDATOS 
Nesta semana, o Blog do Toninho mostrou entrevistas com dois candidatos a deputado federal da região. São eles, o jovem João Pedro da Paz, de 24 anos, pelo Partido Rede e Sustentabilidade. Ele é de Presidente Venceslau. Também com Cláudio Itaverá, candidato do PT e empresário de hotelaria em Presidente Epitácio e Presidente Prudente.

Publicidade

Veja também