Prédios de universidade viram pontos de coleta de óleo usado em Prudente

Campi 1 e 2 da Unoeste agora dispõem de tonéis para comunidade depositar garrafas pet com produto; material será destinado à Cooperlix, que faz triagem e destinação correta

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/03/2024
Horário 16:23
Foto: Ector Gervasoni
Universidade orienta que óleo usado seja acondicionado em garrafa pet bem fechada
Universidade orienta que óleo usado seja acondicionado em garrafa pet bem fechada

Em Presidente Prudente, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) é a nova parceira do município para a coleta de óleo usado. A Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) entregou nesta quarta-feira, no Campus 1 da universidade, os coletores gigantes em forma de garrafa, chamados de bombonas (tonéis plásticos), que estão aptos a receber garrafas pets com o produto.

Na prática, vai funcionar assim: as bombonas ficarão em locais estratégicos, de grande circulação da comunidade acadêmica, para chamar a atenção e despertar a consciência em estudantes, professores e colaboradores em geral. No Campus 1, o coletor ficará em local coberto em frente ao Bloco G, no calçadão da Rua José Bongiovani. Já no Campus 2, estará no acesso ao Bloco B3, embaixo da rampa.

A professora Yeda Ruiz Maria, que integra o programa Unoeste Sustentável, explica que toda a comunidade acadêmica, colaboradores e professores serão informados da ação e convidados a contribuir. Disse ainda que ao longo do processo, os alunos envolvidos no projeto de extensão serão capacitados sobre a temática, para que se tornem atores e multiplicadores do conhecimento adquirido.

Como vai funcionar?

Ao passo em que as garrafas pet de óleo usado começarem a chegar por meio das entregas voluntárias, toda a quantidade será recolhida pela Semea para ser encaminhada posteriormente à Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente).

“O que a gente orienta que seja feito antes da entrega é que esse óleo usado, depois de frio, seja colocado em garrafas pet. É importante fechá-las bem para serem depositadas nos coletores. Não é para chegar num dos coletores e despejar o óleo. Pedimos também que não venham em recipientes de vidro para não causar acidentes. E na medida do possível, orientamos ainda a quem for contribuir que filtre, coe esse óleo para que não venha com muitas impurezas porque isso também prejudica. E sob hipótese alguma adicionar água”, expõe Yeda.

Ela destaca que, conforme a demanda for acontecendo, a Semea recolherá e destinará para a Cooperlix. “E esse óleo vai gerar renda porque todo material destinado à cooperativa é triado e vendido. Então, veja que terá duas finalidades: preservação do meio ambiente com a destinação correta e ainda contribuir na renda dos cooperados”, acrescenta Yeda.

O chefe da pasta municipal do Meio Ambiente, Bill Paschoalotto, lembra que essa ação já é realizada em cerca de 10 escolas municipais e o objetivo é continuar sua expansão visando a sustentabilidade.

“O descarte irregular do óleo de cozinha traz uma série de problemas, e não só para a questão dos encanamentos, mas para o meio ambiente no geral. Como temos visto que a campanha tem dado muito certo, esse ano começamos a expandir para locais que poderiam nos ajudar”, denota. “E a Unoeste é uma parceira de longa data, tem essa consciência ambiental, é uma instituição que forma cidadãos de várias áreas para o futuro. Esse é um local onde temos formadores de opinião, desde os alunos até os professores, toda a parte administrativa. Então ter a Unoeste ao nosso lado é a certeza de que essa campanha vai dar ainda mais certo, porque a gente sabe da credibilidade e do papel social que a Unoeste tem nesse contexto”, frisou, acrescentando que, até o meio do ano, o número de pontos de arrecadação deve chegar a 50.

Publicidade

Veja também