Prefeito de Junqueirópolis assume presidência da Amnap no dia 27

REGIÃO - Rogério Lopes

Data 06/02/2015
Horário 08:14
 

O prefeito de Junqueirópolis, Hélio Aparecido Mendes Furini (PSDB), assume, em 27 de fevereiro, a presidência da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista). A posse oficial ocorre no dia 10, às 10h, em uma solenidade a ser realizada em Junquierópolis. A eleição ocorreu no fim de 2014, entre representantes de 15 cidades ativas na associação. À frente do órgão por dois mandatos, ou seja, desde 2013, o prefeito de Adamantina, Ivo Francisco do Santos Junior (PSDB), esclarece que foi uma experiência "boa e produtiva", mas que está na hora de renovar e dar oportunidade para outro representante dar continuidade aos trabalhos e ações. Santos Junior explica que a Amnap é composta por 31 municípios, mas, devido ao atraso na mensalidade das demais prefeituras, que ocorre três vezes ao ano e é referente a 0,04% do orçamento de cada Executivo, apenas 15 estão "em dia" e participaram da votação.

Jornal O Imparcial Hélio Mendes Furini, de Junqueirópolis, quer unir representantes em prol da região

Respondendo pelo cargo mais alto na direção da Amnap pela terceira vez – foi presidente nos mandatos de 2003 e 2004 – Furini ressalta a importância das atividades realizadas por Santos Junior que, de acordo com o prefeito de Junqueirópolis, foi de organização e colocou "a casa em rodem". Desta forma, a nova gestão vai ter condições de fomentar as atividades junto aos políticos regionais e com o secretariado do Estado na articulação política, visando os associados. "Ainda é cedo para falar o que vamos fazer, mas queremos unir os representantes de órgãos da região, seja do Executivo, Legislativo, bem como outras representações sociais, com vistas a debater os melhores procedimentos que devem ser empregados nas nossas cidades", frisa.

Assumindo a vice-presidência da casa, cargo antes ocupado pelo prefeito de Santa Mercedes, Rodrigo Eduard Theodoro (PSDB), o prefeito de Parapuã, Samir Alberto Pernomian (PP), que já integrava os comandantes da associação, mas era o 2º vice-presidente, diz que a intenção é dar continuidade ao trabalho "positivo" que Santos Junior realizou, até o momento, na associação. "Vamos prosseguir com as atividades e ações, visando o desenvolvimento da nossa região. As perspectivas são as melhores", frisa.

 

Participação


O novo administrador da associação diz que, após o trabalho assíduo de seu antecessor, na reestruturação burocrática e investimentos na casa, as ações vão focar as questões políticas, com o intuito de fomentar a participação dos chefes do Executivo que pertencem à Amnap, presidentes de Câmaras, representantes de demais associações, entre outros membros da sociedade, nos encontros e reuniões realizados.

Entre as principais conquistas da associação, nestes dois mandatos – o prefeito de Adamantina já havia sido presidente da casa entre 1993 e 1996 –, o político diz que a reestruturação e aquisição de bens para o órgão, como um carro zero quilômetro, móveis para a sede, computadores, entre outros itens, que juntos ultrapassam R$ 70 mil de bens, "foram as conquistas, mas significativas" e o desafio enfrentado durante sua gestão. Além disso, Santos Junior destaca as reuniões e contatos com o governo estadual, com vistas à "lutar por melhorias para a região, inclusive nos aspectos de repasses financeiros", como aspetos importantes e positivos desenvolvidos na associação.

Outro ponto positivo citado pelo, então, presidente, é a receita de R$ 120 mil, em caixa, para uso no órgão, além de documentos em ordem e "nenhuma" dívida pendente. Sobre a diretoria, o prefeito informa que é dividida entre representantes – também prefeitos – de municípios que pertencem às três diretorias regionais da Amnap: Dracena, Adamantina e Tupã. Ressalta que a "troca" de diretores fica a critério da nova gestão e é decidido em reunião futura.

 

Unipontal


A Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) também deve passar por uma eleição para presidência, até o fim deste mês, conforme pontua o atual presidente e prefeito de Regente Feijó, Marco Antônio Pereira da Rocha (PSDB). O representante, que está no seu terceiro mandato, diz que ainda não decidiu se vai novamente se candidatar ao cargo e que a data da eleição e outros assuntos que compõem o ato devem ser discutidos em uma futura reunião, entre os prefeitos integrantes da Unipontal – que abrange 32 municípios.
Publicidade

Veja também