Prefeitos da região pleiteiam ao Estado verbas à agricultura

REGIÃO - Da Redação

Data 30/03/2019
Horário 08:50
AI de Mauro Bragato - Prefeitos da região se reuniram com secretário na capital

“Integrar Estado e município para fazer uma gestão pública eficiente”. Foram com essas palavras que o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Diniz Junqueira, recepcionou prefeitos e lideranças de 12 municípios, sendo seis da 10ª Região Administrativa, em audiência na quinta-feira. A articulação foi do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB).

Bragato disse que as principais demandas das administrações municipais são recursos e apoio para a recuperação de estradas rurais e para infraestrutura, como forma de apoio a pequenos produtores rurais. "Muitos municípios precisam da ajuda do Estado para fazer essa gestão de integração que o Estado busca implantar. Nossa região depende da agricultura e, por isso, precisamos que o governo olhe com cuidado para as demandas das cidades para fortalecer o setor na região", destacou.

De acordo com o parlamentar, a organização das prefeituras é fundamental para melhorar a eficiência do serviço público. "Quando os prefeitos se organizam, conseguem estabelecer as prioridades para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população”, ressaltou. Bragato complementa: “o governo do Estado poderia tomar essas ações como exemplo e criar políticas públicas para atender as demandas prioritárias e fazer uma gestão pública cada vez mais eficiente".

Segundo nota enviada pelo deputado à Redação, o secretário ressaltou que a proposta do governador tucano João Doria é fazer uma gestão territorial para atender as demandas regionais. "A nossa secretaria fará uma gestão centralizada no gabinete, na articulação com os municípios. Para isso, estamos desenvolvendo um programa que fará o mapeamento regional, a fim de aumentar a eficiência da extensão rural e defesa agropecuária de forma eficiente e sem onerar o patrimônio público", disse. "Mas para isso, precisamos da participação dos municípios para entendermos as necessidades de cada região, consolidar um resultado para criar ações efetivas", pontuou Junqueira.

Casas da Agricultura

O titular da pasta afirmou também que o Estado estuda meios de compartilhar o uso das Casas da Agricultura nos municípios. "O futuro da gestão pública na Agricultura não está nas unidades físicas dos órgãos, mas sim no incentivo à tecnologia e na capacitação do seu corpo técnico", declarou.

Entre outros, participaram da audiência os prefeitos de Adamantina, Márcio Cardim (DEM); de Álvares Machado, Roger Gasques (PSDB); de Mirante do Paranapanema, Átila Ramiro Menezes Dourado (PRP); de Narandiba, Itamar dos Santos Silva (PTB); de Presidente Epitácio, Cassia Regina Zaffani Furlan (PRB); e de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PTB).

Publicidade

Veja também