Prefeitura adota medidas padrões para plantios

Orientação é que os canteiros ocupem 40% da largura da calçada, sem comprometer a infraestrutura do calçamento

PRUDENTE - Da Redação

Data 18/06/2019
Horário 07:12
Cedidas/Secom
Cedidas/Secom

Uma muda de acácia, plantada na calçada da Avenida Washington Luiz com a Rua Doutor José Foz, em Presidente Prudente, foi “batizada” como o primeiro Espaço Árvore do município. A espécie recebeu este “status” porque possui condições adequadas de plantio, dispõe de espaço suficiente para crescer frondosa, poderá receber adubação adequada e ainda vai ajudar a prevenir enchentes ou alagamentos, pois o seu canteiro proporcionará a infiltração da água da chuva e, desta forma, favorecerá a permeabilidade do solo e reduzirá o escoamento pelas ruas e calçadas da cidade.

A Prefeitura, por meio da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), lança a iniciativa em toda a cidade e quer adesão de todos os moradores que forem plantar uma nova muda na calçada. A orientação é que os cidadãos sigam medidas padrões para preservar a saúde da planta e evitar sufocamento da muda e danos ao passeio público.

Segundo o assessor da Semea, Marcos Boin, são caracterizados como espaços árvores os canteiros que ocupem 40% da largura da calçada. Por exemplo, uma calçada com dois metros de largura deverá ter o Espaço Árvore com largura igual a 80 centímetros. O comprimento, por sua vez, deverá ter o dobro da largura, ou seja, 160 cm”, explica.

Marcos esclarece que a nova prática faz parte dos procedimentos necessários para que o município atenda às diretrizes do Programa Município Verde Azul, iniciativa do governo do Estado de São Paulo que pontua os municípios paulistas que realizam uma gestão adequada, voltada para a preservação dos recursos naturais. O novo modelo deve ser implantado em todos os novos loteamentos e nos prédios públicos de forma gradual.

Serviço

Quem quiser realizar o plantio de árvores de acordo com as normas do Espaço Árvore pode ligar para a Secretaria do Meio Ambiente, por meio do telefone 3906-5275 ou 156, a fim de receber as orientações adequadas.

 

Publicidade

Veja também