Prefeitura autoriza início das obras da 1ª UPA

“Estamos fazendo esta unidade bem ao lado porque queremos integrar os serviços, ao passo que colocamos em prática o conceito de ‘pronto-socorro público’ ofertado pela unidade", promove.

PRUDENTE - Elaine Soares

Data 15/01/2014
Horário 09:25
 

O prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), autorizou o início das obras da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Presidente Prudente. A edificação do prédio, que terá quase dois mil metros quadrados (m²) de construção, deve começar neste mês e a expectativa é de que seja concluída em 12 meses. A unidade será erguida ao lado do Pronto Atendimento (PA) do Conjunto Habitacional Ana Jacinta e, quando pronta, oferecerá um atendimento "diferenciado" à população nos moldes de um "pronto-socorro", como explica o titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Seplan), Laércio Batista de Alcântara, que adianta a implantação de uma segunda UPA na zona norte da cidade, cuja licitação das obras está prevista para este semestre.

O investimento em cada uma delas é de cerca de R$ 2,5 milhões, recurso proveniente de convênio com o Ministério da Saúde. O terreno que sediará a unidade é da Prefeitura e, segundo Alcântara, o município também arcará com gastos que excedam o planejado devido ao incremento da estrutura e equipamentos mais investimentos em recursos humanos. O projeto arquitetônico do prédio também foi produzido por servidores locais. "A UPA foi desenvolvida para atender a cidade agora e daqui a 15 anos em caso de crescimento populacional. Para tanto, seu tamanho é bem maior do que o preconizado pelo governo federal", diz.

Com a inauguração das novas instalações, o PA do Ana Jacinta, que hoje funciona em um prédio de 750 metros (m), passará a receber os pacientes na UPA "com outro padrão de atendimento". Com o deslocamento do serviço, a edificação mais antiga abrigará apenas a Unidade Básica de Atendimento (UBS), que funciona durante o dia. "Estamos fazendo esta unidade bem ao lado porque queremos integrar os serviços, ao passo que colocamos em prática o conceito de ‘pronto-socorro público’ ofertado pela unidade", promove.

 

Estrutura


Conforme descrito por Alcântara, estima-se que o novo posto de saúde atenda uma média de 500 pessoas, por dia. Sua estrutura contará com, aproximadamente, 30 leitos distribuídos nas alas masculina, feminina e infantil. Haverá ainda salas como a de estabilização, de raio-x, de isolamento e de observação; quatro consultórios para a atuação de dois pediatras e dois clínicos gerais e ainda um local onde será realizada a classificação de risco dos pacientes. Um assistente social fará o pré-acolhimento dos usuários. "É importante frisar que, diferentemente do PA, ao ser atendido na UPA, o cidadão tem a possibilidade de ficar estabilizado, em observação por 24 horas antes de ser transferido para uma unidade terciária, o que contribuirá até mesmo para desafogar os hospitais da cidade em alguns aspectos. É um projeto pioneiro na cidade, que teve uma atenção especial da Prefeitura", comenta.

O titular da Seplan lembra que todas as UBSs da cidade foram recentemente reformadas e que o município atua no sentido de levar os postos do Programa Saúde da Família (PSF) para prédios próprios "de qualidade".

A UPA da zona norte será erguida na região dos novos conjuntos habitacionais e a Prefeitura planeja definir a empreiteira responsável pelas obras antes da entrega do Conjunto Habitacional João Domingos Neto. "Pretendemos inaugurá-la no meio do ano que vem", revela o secretário.


Preparativos


Na tarde de ontem, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Alfredo José Penha, fez uma reunião com representantes da empresa vencedora da concorrência pública, a prudentina Constrinvest Construtora, para definir o dia exato do início dos trabalhos que darão vida à unidade. O chefe da pasta acredita que o cronograma das obras seja minimizado, podendo a unidade ser entregue ainda antes do previsto.
Publicidade

Veja também