Prefeitura de Mirante entrega padaria para Associação dos Trabalhadores

Projeto “Padaria Pão Dourado” atende aos princípios da sustentabilidade e da geração de renda para mulheres assentadas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 13/07/2023
Horário 07:23
Foto: Cedida
“Padaria Pão Dourado” no Assentamento São Bento, em Mirante do Paranapanema
“Padaria Pão Dourado” no Assentamento São Bento, em Mirante do Paranapanema

Na segunda-feira (10), a Prefeitura de Mirante do Paranapanema entregou as chaves da “Padaria Pão Dourado” para as representantes da Associação dos Trabalhadores da Unipontal do Paranapanema, Gislene Sousa Brites Machado, Tereza Araújo Guedes, Jucelina Morais Batista Farias e Sueli Aparecida Silva. O ato foi formalizado pelo secretário municipal de Administração, Antônio Berti.

A “Padaria Pão Dourado” é um projeto que tem por objetivo fomentar a renda da agricultura familiar, incentivando as mulheres assentadas que participaram das capacitações oferecidas pela administração municipal, em cursos de panificação, bolachas, entre outros.

Segundo o secretário de Administração, a instalação da padaria foi realizada em um local onde estava localizada uma obra inacabada que pertencia ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), no Assentamento São Bento. “A Prefeitura fez toda a adaptação para fazer funcionar o projeto e oferecer à população assentada a oportunidade de mais uma fonte de geração de renda. A administração, em contato com o Incra, solicitou a autorização para conclusão da obra e implantação do projeto”, explica Antônio Berti.

Renda e cidadania

De acordo com a Prefeitura, o projeto tem um caráter que atende aos princípios da sustentabilidade, uma vez que respeita o meio ambiente/recursos naturais, além de gerar renda e cidadania para as envolvidas, atendendo também a comunidade escolar do entorno. As produções na padaria irão permitir aos alunos das escolas do município se alimentar com pães frescos e de qualidade, além disso, permitirá também que os moradores dos assentamentos tenham a possibilidade de adquirir produtos de panificação e confeitaria nas proximidades de suas propriedades.


O projeto “Padaria Pão Dourado”, segundo a Prefeitura, pretende transformar a comunidade dos assentamentos, além de tornar realidade um sonho desse grupo de mulheres que tanto se dedica para alcançar seus objetivos com esforço e trabalho. “Este investimento de incentivo às mulheres assentadas é mais uma entre várias outras medidas adotadas pelo governo municipal, para contribuir com a geração de renda às famílias em situação de vulnerabilidade social”, ressalta o prefeito Átila Ramiro Menezes Dourado (PSDB).

SAIBA MAIS
A princípio, de acordo com o secretário, a capacidade de produção é de 2 mil pães por dia e 100 pacotes de biscoito de polvilho de 100 gramas.

Foto: Cedida


Representantes da Associação Unipontal recebem as chaves da padaria do secretário de Administração, Antônio Berti

Publicidade

Veja também