Prefeitura de Prudente acompanha decreto estadual e declara situação de emergência contra dengue

Secretaria Municipal de Saúde diz que medida é mais uma estratégia de prevenção, considerando epidemia da doença observada em outras cidades do interior paulista

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/03/2024
Horário 16:26
Foto: Cedida
Secretaria de Saúde fica autorizada a executar medidas necessárias ao controle do mosquito da dengue
Secretaria de Saúde fica autorizada a executar medidas necessárias ao controle do mosquito da dengue

O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (MDB), assinou nesta sexta-feira o decreto municipal nº 45.239/2024, que declara situação de emergência no município em relação à dengue. A decisão acompanha o decreto de emergência em saúde pública publicado pelo governo estadual em todo o território paulista.

O decreto municipal foi veiculado em edição extraordinária do Diário Oficial Eletrônico.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Breno Erbella Casari, a medida vem como mais uma estratégia de prevenção à dengue em Prudente, considerando a epidemia da doença observada em outros municípios do interior paulista, bem como o cenário de surto registrado na cidade em 2023, quando houve 36.198 casos confirmados e 24 óbitos.

“A melhor estratégia de saúde é sempre a prevenção, é agir para que a nossa cidade não enfrente situações graves como as que outras cidades paulistas estão enfrentando”, declarou Breno. Ele ainda lembra que a prevenção e o controle da dengue dependem de medidas que envolvam não somente o setor público, como também as famílias e a sociedade civil organizada.

Conforme o decreto, fica determinada a mobilização intensiva da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) e dos órgãos de saúde do município.

A Secretaria de Saúde também está autorizada a determinar e executar as medidas necessárias ao controle do mosquito transmissor, bem como requisitar pessoal e equipamento dos demais órgãos da administração na missão de combater focos de proliferação do Aedes aegypti, além de estar permitida a contratação temporária e excepcional de pessoal.

Publicidade

Veja também