Prefeitura de Prudente adquire 10 mil testes para detectar casos de Covid-19

Compra foi necessária devido à alta nos atendimentos relacionados a sintomas gripais, registrada a partir da segunda quinzena de dezembro

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/01/2022
Horário 12:30
Foto: Marcos Sanches/Secom
Testes serão distribuídos entre UPAs e unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios
Testes serão distribuídos entre UPAs e unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), adquiriu 10 mil kits de coleta para exames do tipo swab, que serão distribuídos entre as duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios e entre as duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

De acordo com o secretário adjunto da pasta, Marco Aurélio Lúcio, os testes serão utilizados na coleta pela equipe da Sesau e, posteriormente, encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, onde são realizados os diagnósticos.

Ele ressalta que a compra dos testes foi necessária por conta do aumento nos atendimentos relacionados aos sintomas gripais, registrado a partir da segunda quinzena de dezembro.

Conforme os dados da Sesau, de 1º a 12 de dezembro de 2021, a rede de urgência municipal, formada por UPAs e PAs (Pronto Atendimentos), atendeu 6.944 usuários. No mesmo período de 2022, de 1º a 12 de janeiro, foram realizados 11.375 atendimentos, um aumento de 64%.

A unidade de apoio e testagem do Jardim Santana, desde o dia 10 de janeiro, quando foi inaugurada,  já realizou 364 atendimentos, sendo 71 na segunda, 84 na terça, 100 na quarta e 109 nesta quinta.

Já na unidade de apoio da Cohab, foram registrados 418 atendimentos: 107 na segunda-feira, 91 na terça, 108 na quarta e 112 na quinta.

Somados os registros, as duas unidades de apoio e testagem realizaram 782 atendimentos em quatro dias de funcionamento.

Publicidade

Veja também