Prefeitura de Prudente anuncia construção de Ecoponto no Residencial Tapajós

Local apropriado para receber recicláveis, móveis usados, pequenas podas de árvores e óleo de cozinha deve ser executado ainda neste mês, como parte das ações contra dengue

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/01/2024
Horário 17:30
Foto: Rodolfo Viana/Secom
Reunião discutiu estratégias de combate à dengue para este início de ano
Reunião discutiu estratégias de combate à dengue para este início de ano

A Prefeitura de Presidente Prudente anunciou a construção de um novo Ecoponto na cidade. O local ficará no Tapajós e deve ser executado ainda neste mês. O assunto foi tratado na manhã desta segunda-feira durante uma reunião que definiu estratégias e ações de combate à dengue para este início de ano, período de verão, quando novos casos da doença tendem a ocorrer.

Segundo a administração municipal, foi discutida ainda a reabertura dos dois Ecopontos que estão sendo reestruturados. Atualmente, o do Jardim Sabará está em pleno funcionamento. A unidade do Residencial Bongiovani está recebendo novos tapumes para aumento da segurança e será reaberto nos próximos dias. Já o do Cambuci também está sendo limpo, porém, conforme a Prefeitura, a área é alvo recorrente de vandalismo e descarte irregular de todo tipo de material.

O encontro, realizado no gabinete do Paço Municipal, contou com membros dos poderes Executivo e Legislativo, do Comitê da Dengue e do Conselho Municipal de Saúde.

"Na oportunidade, foram debatidas ações de conscientização à população, já que a maioria dos focos são encontrados nas residências, e sobre o descarte irregular de resíduos sólidos, um dos principais problemas da atualidade", expõe o Executivo.

Entre as estratégias definidas, estão mutirões para limpeza dos resíduos em locais inapropriados, combinados com a aplicação da lei complementar nº 281/2023, que autorizou a aplicação de multas para os proprietários que descumprirem suas obrigações, como a limpeza em imóveis, o fechamento de terrenos e a construção de passeios.

Também foram acordadas ações junto às escolas do Estado, autorizadas pela Diretoria de Ensino após parceria com o comitê, a fim de conscientizar os jovens, além de campanhas informativas e busca da participação do MPE (Ministério Público Estadual) para a aplicabilidade das penalidades, quando necessário.

O prefeito Ed Thomas (sem partido) afirmou que o poder público tem sua obrigação, mas a colaboração dos munícipes é imprescindível para que o cenário de 2023 não se repita em 2024. “O descarte do lixo comum em locais inapropriados é o mais difícil, pois a coleta acontece em todos os bairros. Não há motivo para que a sacola, os plásticos, as latas sejam depositados nos terrenos e áreas públicas. Vamos nos unir para fazer de 2024 um ano com menos casos e, se possível, sem mortes”, declarou.

Em 2023, município registrou 36.197 casos positivos de dengue e 24 óbitos em função da doença.

O que são Ecopontos

Os Ecopontos recebem itens recicláveis, como embalagens de plástico, papelão, metal e vidro; móveis usados (até duas unidades); restos da construção civil dentro do limite de até 1 m³ (metro cúbico) ou 10 sacos (exceto gesso); pequenas podas de árvore; e óleo de cozinha. Tudo sem qualquer custo à comunidade prudentina.

Publicidade

Veja também