A Prefeitura de Presidente Prudente implementou um sistema que possibilita ao contribuinte o parcelamento, de tributos, vencidos ou não, via cartão de crédito. Por meio do operador financeiro do Banco do Brasil, a opção foi disponibilizada na manhã dessa quarta-feira, no site da Prefeitura (www.presidenteprudente.sp.gov.br), no qual o munícipe pode quitar seus tributos de maneira parcelada, com qualquer operadora de cartão.
De acordo com o titular da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), Cadmo Garcia, o parcelamento poderá ser feito em até 10 vezes, conforme o sistema próprio das operadoras e o limite do contribuinte. Poderão ser parcelados uma série de tributos, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviço) e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).
“É mais uma possibilidade que o município está implementando para o contribuinte quitar seus tributos, iniciativa que faz parte de uma série de modernizações que estão sendo concretizadas na Sefin”, afirma.
A responsável pelo expediente do Departamento Financeiro, Luciana Sambinelli, explicou que a parceria está sendo firmada com o Banco do Brasil, pois foi a única instituição, entre as credenciadas, que demonstrou interesse, apesar do aditivo ter sido aberto a todas.
O gerente-geral do Banco do Brasil, Gilberto Kauabe, afirmou que o processo de implementação em Prudente foi bastante ágil, finalizado em uma semana. “Há cidades que iniciaram o procedimento há 60 dias e ainda não concluíram. Isso mostra que o município possui um departamento de TI [Tecnologia da Informação] muito eficiente”, avalia.
Helton Sapia, titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), comentou que o sistema foi elaborado pela equipe técnica da pasta, que "tem contribuído para a modernização de todas as secretarias". Segundo ele, "o parcelamento tem condições especiais e bastante atrativas ao munícipe".
O parcelamento por meio de cartão de crédito pode ser solicitado pelo site oficial de Presidente Prudente, no campo Parcelas Atrasadas. O benefício também está liberado a empresas. A opção de pagamento com cartão fica disponível para o contribuinte após a geração da guia para pagamento.