Prefeitura de Prudente sanciona lei que incentiva inovação tecnológica

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 13/04/2016
Horário 10:16
Uma rede de investimentos, incentivos, projetos e sugestões. Estes são alguns dos fatores que integram a Lei Municipal de Inovação de Presidente Prudente, que aborda o desenvolvimento tecnológico na cidade e, consequentemente, de toda região. A Lei 9086/16 foi sancionada na manhã de ontem pelo prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), durante cerimônia realizada na sala de cinema do Centro Cultural Matarazzo. Cerca de 150 pessoas, entre representantes do Executivo, Legislativo, instituições educacionais, estudantes, empresários e demais pessoas ligadas ao setor, marcaram presença na concretização do projeto.

Jornal O Imparcial Lei foi sancionada ontem pelo prefeito de Prudente

Entre as várias ideias e iniciativas que fazem parte da proposta, estão dez ações que visam ao progresso, integração e advento de ações de tecnologia. Nesta lista figuram a instituição do Sistema Municipal de Inovação, do Conselho Municipal CT&I (Conselho, Tecnologia & Inovação) e do Fundo Municipal de CT&I. Como pontua o gestor da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Rogério Marcus Alessi, o advento da lei cria a possibilidade da Prefeitura ter uma participação maior no processo de desenvolvimento no setor.

Fora a presença do órgão administrador municipal, o secretário lembra da maior parcela de contribuição – nos trabalhos que serão propagados – da comunidade, por meio das entidades, instituições e profissionais que vão compor o conselho. "Todos em prol do crescimento tecnológico, do progresso e fortalecimento das ações realizadas", comenta. Neste aspecto, Rogério explica que 19 pessoas vão compor o conselho municipal, destas, cinco são membros do Executivo, um do Legislativo e 13 de diversas áreas da sociedade civil. "O conselho vai criar as políticas municipais de inovação, integração de diferentes representações para discutir e fomentar tais propostas", menciona.

 

Fortalecimento

Para Tupã, o diferencial desta lei é, justamente, a contribuição e parceria das entidades e representações que vão compor os trabalhos que envolvem o setor tecnológico na cidade. Para ele, não há dúvidas que a lei é mais um ato que contribui para esta área e dá suporte nos projetos e abordagens que serão feitas.

Presente no evento, o professor da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Presidente Prudente e coordenador da empresa júnior da instituição, André Casteião, ressalta que a lei possibilita ampliar o leque de atuação e aprendizado das entidades educacionais e seu corpo estudantil, por meio das empresas juniores. Além disso, pontua a contribuição, por meio dos trabalhos em conjunto, para um desenvolvimento ainda maior no setor, em Prudente e região.

Esta visão também é compartilhada pelo empresário Paulo Diniz. Ele é morador de Dracena, porém, já integrou o grupo da Intepp (Incubadora Tecnológica de Prudente). "A lei fortalece ainda mais os incentivos e investimentos", expõe. Além de prestigiar o advento da lei, Paulo – junto com o também membro da incubadora, Túlio Diniz – receberam o certificado de conclusão da participação no programa, onde desenvolveram um APP (aplicativo). "Foram três anos participando da Intepp", lembra.

Foto:359

André: "Possibilita ampliar leque de atuação e aprendizado"

 

Foto:360

Cerca de 150 pessoas participaram do evento, ontem, no Centro Cultural Matarazzo

 

 

 

 
Publicidade

Veja também