Prefeitura de Quatá realiza microchipagem em animais castrados

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 26/01/2023
Horário 08:01
Foto: Cedida
Com o microchip é possível identificar o dono e até mesmo o histórico clínico do animal
Com o microchip é possível identificar o dono e até mesmo o histórico clínico do animal

A Prefeitura de Quatá, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Zoonoses, está realizando a microchipagem em animais que fazem a cirurgia de castração pelo município, para que seja possível identificar o animal e o seu guardião.
A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Zoonoses ressalta que a microchipagem também tem a finalidade de controlar esses animais para evitar o abandono, o que pode causar uma série de problemas ambientais e de saúde pública.

Para que serve o microchip?

O microchip é um dispositivo menor que um grão de arroz, que serve para identificar o cachorro. Ele tem um número exclusivo que o torna único e não pode ser alterado ou falsificado. Ao ser implantado sob a pele do animal, é possível salvar informações como: nome e contato do dono, nome do pet, sexo, idade, raça, entre outras informações.

Microchip não é GPS

A secretaria explica que, ao contrário do que muitos pensam, o microchip não é um dispositivo com GPS. Ele não consegue rastrear o pet caso ele fuja de casa. Apesar disso, pode ser muito útil se o animal se perder, já que caso uma clínica ou hospital de animais o encontre, pode utilizar o leitor do chip para entrar em contato com o dono.
O principal papel do microchip é ser um registro para o pet, que permite também identificar o dono. Assim é possível denunciar a pessoa que praticar o abandono ou maus-tratos aos animais.
O microchip ainda pode servir como auxílio aos veterinários, que podem consultar o histórico clínico do animal, como doenças e tratamentos anteriores, vacinas, entre outros.

Foto: Cedida


Quatá faz implantação de microchip em animais castrados pelo município

Publicidade

Veja também