Prefeitura de Venceslau firma convênio para criação de Plano de Mobilidade Urbana

Parceria com Toledo Prudente Centro Universitário propõe reestruturar fluxo dos meios de transporte na cidade pelos próximos 12 meses

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 14/04/2022
Horário 14:37
Foto: Toledo Prudente
Convênio foi assinado nesta terça-feira, no Paço Municipal de Venceslau
Convênio foi assinado nesta terça-feira, no Paço Municipal de Venceslau

Nos próximos 12 meses, Presidente Venceslau receberá alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente Centro Universitário para estudo e elaboração de um novo Plano de Mobilidade Urbana para a cidade. O convênio foi assinado nesta terça-feira, no Paço Municipal de Presidente Venceslau.  

Recepcionadas pela secretária de Planejamento da cidade, Lívia dos Santos, e pelo supervisor de Trânsito, Romário Ricceli, na ocasião, Júlia Pereira, coordenadora da área de Engenharias e Arquitetura do Centro Universitário, e Carla Destro, coordenadora de Pesquisa e Extensão, representaram a Toledo Prudente.  

Determinada pela lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, a Política Nacional de Mobilidade Urbana visa a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território dos municípios brasileiros.  

Com o objetivo de cumprir as medidas previstas, uma parceria firmada entre o município venceslauense e a Toledo Prudente propõe reestruturar o fluxo dos meios de transporte na cidade, beneficiando população e acadêmicos por meio do convênio que já atendeu Martinópolis, Presidente Epitácio e Teodoro Sampaio. 

“Quando falamos sobre mobilidade, pensamos em transporte tanto de cargas quanto de pessoas. O convênio serve justamente para analisar como melhorar todos os aspectos de mobilidade. Desde sinalização até melhoria do passeio, zoneamento, inserção de ciclovias, corredores para ônibus e outros. E, de acordo com a lei federal, sempre priorizando os transportes mais sustentáveis”, observa a coordenadora Júlia Pereira. 

Período de estágio 

Supervisionados por Rodrigo Criado, professor da área de Engenharias e Arquitetura do centro universitário, os alunos selecionados executarão o projeto em quatro etapas, no período de um ano.  

As duas primeiras consistem no diagnóstico e levantamento do maior número possível de informações a respeito da cidade. Já a terceira opera no âmbito das audiências públicas. A quarta, por fim, corresponde à entrega das propostas de intervenção ao município, que serão encaminhadas ao poder Executivo e, posteriormente, à Câmara dos Vereadores. Vale ressaltar que a execução do projeto depende da aprovação orçamentária pela cidade.  

“É um projeto que envolve relacionamento com pessoas, conversa e trabalho em equipe. Os alunos aprimoram as hard skills, competências que envolvem aspectos técnicos e teóricos, além das soft skills, que vão desde antecipação de problemas até sua resolução. Isso é fundamental, além de ser um diferencial em sua formação”, relata o professor Rodrigo Criado. 

Nesse sentido, o convênio ainda prevê vale-transporte e vale-refeição aos seis estagiários dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, além de uma bolsa, que também será destinada ao professor orientador. Aos interessados em participar do processo seletivo, é necessário estar com matrícula ativa em um dos cursos mencionados.  

“Optamos pelo convênio com a Toledo Prudente em busca de uma reestruturação personalizada, que considere as características do município para atender às demandas de mobilidade. O trabalho realizado pela instituição em outras cidades foi referência”, afirma a secretária de Planejamento, Lívia dos Santos.

Publicidade

Veja também