Prefeitura inicia instalação de leitos de suporte respiratório no Cohabão

Equipamentos foram doados por empresas e membros da sociedade civil; recurso busca prestar assistência aos 22 pacientes com sintomas de Covid que aguardam por vagas em hospitais

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 03/03/2021
Horário 07:18
Foto: Secom/Marcos Sanches
Leitos são instalados no Cohabão para atender pacientes que aguardam vagas em hospitais
Leitos são instalados no Cohabão para atender pacientes que aguardam vagas em hospitais

A Prefeitura de Presidente Prudente iniciou nesta segunda-feira a instalação de 17 leitos para suporte respiratório na UBS (Unidade Básica de Saúde) “Doutor Otelo Milani Junior”, conhecida popularmente como Cohabão. A medida, segundo o Executivo, tem o objetivo de desafogar as duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e prestar assistência aos 22 pacientes com sintomas de Covid-19 que aguardam por vagas em hospitais. Os leitos foram doados por empresas privadas e membros da sociedade civil do município.  
Os novos leitos, segundo o secretário municipal de Saúde, Delton Eustasio Ferraz, irão proporcionar suporte respiratório e conforto aos pacientes. “Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para tentar salvar a vida dos nossos munícipes”, declara.
Por meio de ofício protocolado nesta segunda, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) solicitou a colaboração da sociedade civil para que os atendimentos sejam iniciados o mais breve possível. O documento solicita itens diversos relacionados a procedimentos e estadia dos pacientes como oxímetros, termômetros, aparelhos de pressão, torpedos de oxigênio, suportes para soro, roupas de cama, alimentação, dentre outros. “A disponibilização dos insumos via poder público é demorada, não há tempo para essa espera. O auxílio da iniciativa privada é necessário para a assistência em caráter emergencial”, informou Delton à Prefeitura. 
Nas redes sociais, o empresário Aristeu Penalva, engajado junto às atividades, agradeceu as empresas locais que colaboraram com as primeiras doações – Salvatore Cosméticos, McDonald's, Mampei Funada, Luka Imóveis, Rede Prudentão, Real Center, Liane Alimentos e o membro da sociedade civil, Rodrigo Teixeira. 
Na tarde de ontem, inclusive, outras empresas contribuíram com doações, mas a lista não havia sido finalizada até o fechamento desta edição.

Repasse da Câmara

Outra iniciativa visando à implantação dos novos leitos de suporte respiratório foi realizada pela 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente na manhã de ontem. A Casa de Leis repassou o valor de R$ 50 mil ao Poder Executivo para aquisição dos equipamentos. Com o repasse, os vereadores prudentinos buscam contribuir com a ação, que é de caráter emergencial, e está sendo viabilizada com apoio da iniciativa privada e sociedade civil.

SAIBA MAIS
A região de Presidente Prudente registrou ontem taxa de ocupação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de 90,4%, e 77,1% em enfermaria. Diante do aumento dos índices, conforme o Estado, é fundamental reforçar as medidas de prevenção e respeitar as diretrizes do Plano São Paulo e do "toque de restrição" apresentado pelo governo. 

SERVIÇO
A Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) está à disposição, através do telefone (18) 3918-4200, para colaborações da sociedade civil e empresas privadas.

Foto: Secom/Marcos Sanches

leitos de suporte são instalados na UBS Cohabão em Presidente Prudente
Equipamentos foram doados através de parceria entre empresas e sociedade civil

Veja também