Prefeituras da região anunciam reabertura gradual do comércio

Adamantina, Dracena, Martinópolis, Presidente Venceslau e Santo Anastácio permitiram o funcionamento semanal das atividades com atendimento presencial limitado em 20% da capacidade de lotação

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 15/07/2020
Horário 05:15
 Cedida/Toninho Moré - Em Venceslau, comércio está autorizado a funcionar todos os dias da semana
Cedida/Toninho Moré - Em Venceslau, comércio está autorizado a funcionar todos os dias da semana

Após a região do DRS (Departamento Regional da Saúde) 11 avançar para a fase laranja do Plano São Paulo, conforme anúncio do governo do Estado na última sexta-feira, no início desta semana várias Prefeituras da região de Presidente Prudente anunciaram quais medidas devem ser seguidas pelos comerciantes e prestadores de serviços, bem como o horário de funcionamento permitido. Na região, Adamantina, Dracena, Martinópolis, Presidente Venceslau e Santo Anastácio permitiram o funcionamento gradual das atividades, com atendimento presencial limitado em 20% da capacidade de lotação.
Conforme a Prefeitura de Presidente Venceslau, com o Decreto Municipal 67/2020, as atividades imobiliárias, concessionárias e revenda de veículos, escritório/administrativas, comércio varejista, espaços de estética, beleza e tatuagem, academias de ginástica, escolas de dança, música e idiomas, e clubes sociais entraram nessa etapa do Plano São Paulo. No município, para o setor comercial, o funcionamento está autorizado todos os dias da semana, quatro horas por dia, sendo de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. Além destes horários, o comércio varejista poderá funcionar, através do serviço delivery e drive-thru, de segunda a sexta, das 9h às 13h, seguindo-se as regras de restrições.
Já em Martinópolis, a Prefeitura informou que a reabertura do comércio está permitida seguindo os critérios de distanciamento, uso obrigatório de máscaras e higienização dos espaços. Para tanto, entre às 9h e às 17h, cada comerciante poderá escolher as 4 horas em que irá permanecer aberto.
Na cidade de Santo Anastácio, por sua vez, conforme anúncio da Prefeitura, fica permitido o funcionamento do comércio e prestação de serviços de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. O Decreto Municipal 81 entrou em vigor ontem, data da sua publicação. A medida requer o atendimento individual presencial, limitado em 20% da capacidade de lotação do estabelecimento, e com horário reduzido em 4 horas seguidas. 

Nova Alta Paulista

Em Adamantina, a Prefeitura informou que com a nova reclassificação podem voltar a funcionar na cidade atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios e o comércio. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira.
No município de Dracena, a partir de hoje, fica autorizado o retorno do funcionamento dos serviços, comércios varejistas e atacadistas, e galerias, com restrição de capacidade limitada, horário reduzido de atendimento presencial, adoção de medidas sanitárias, e protocolos padrões e setoriais específicos. A medida foi publicada no Decreto Municipal 7.292, na segunda-feira. “Fica autorizado o atendimento presencial do comércio no município ao limite de 20% da capacidade local, no horário das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 9h às 13h aos sábados, sem prejuízo do atendimento delivery e drive-thru, vedado o consumo de quaisquer produtos alimentícios no interior do estabelecimento”, especificou o decreto.
Conforme o Plano São Paulo, na fase laranja, as prefeituras têm autonomia para flexibilizar setores estabelecidos, desde que a medida seja feita através de decreto expedido pelos prefeitos, observando também os planos regionais. Todos os municípios citados adotaram medidas sanitárias de prevenção.

SAIBA MAIS

1º dia de reabertura do comércio tem baixa movimentação

Reabertura antecipada de shoppings entusiasma lojistas

Publicidade

Veja também