As 33 cidades da região que integram a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), 16 do polo de Presidente Epitácio e 17 do polo de Presidente Prudente, estudam se vão ou não aplicar os exames do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), a serem realizados em 24 e 25 de novembro, aos alunos da rede municipal de ensino. O motivo, segundo o representante do polo de Epitácio e diretor de Educação e Turismo de Teodoro Sampaio, Edimar Batista de Oliveira, é a mudança que ocorreu na aplicação da prova, a partir da Resolução SE-41, de 18 de agosto de 2015, que dispõe sobre a avaliação.
A partir de agora, segundo Edimar, as cidades terão que arcar com as despesas da avaliação, que compreende adquirir as provas junto à Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista), fato que, no atual momento de crise econômica, ele diz ser "inviável". Vale ressaltar que para os alunos da rede estadual, das séries que a prova corresponde, nada foi alterado e o Estado disponibilizará o material para aplicação do exame.
Edimar ressalta que ainda não existe um número definido de cidades que não vão participar do Saresp, porém, conforme se discutiu em um encontro que reuniu todos os representantes dos polos, se tem o conhecimento que algumas já decidiram pela não aplicação da prova. "Acreditamos que a maioria dos municípios adotará a mesma postura", comenta. Ele adianta que uma outra reunião será realizada hoje, em Presidente Venceslau, e, entre os assuntos em pauta está a questão do exame. "Na oportunidade será possível saber quem optou pela adesão da prova e quem não vai aplicá-la", acrescenta.
Estado
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo esclarece que o Saresp é um dispositivo de análise da qualidade do ensino da rede estadual, mas nada impede que a rede municipal e particular adotem a avaliação. Neste ano, após alterações, a pasta pontua que as prefeituras que aderiram às provas devem efetivar contrato diretamente com a empresa que aplicará o exame. Frisa ainda que as redes municipais do país participarão, em 2015, do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), prova aplicada pelo MEC (Ministério da Educação), que também tem como objetivo avaliar o ensino.
PROVA DO SARESP
O Saresp é uma prova proposta pela Secretaria de Estado da Educação, com o objetivo de conhecer a situação do ensino em âmbito estadual. Com isso, visa desenvolver políticas para melhoria na qualidade da educação, por meio de orientações aos gestores. O exame é direcionado aos estudantes dos 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, envolvendo as disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Além de orientar a secretaria, os resultados também integram o cálculo do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), conforme informações obtidas no site da pasta estadual.