Presidente da Casa do Aprendiz Cidadão faz balanço da instituição em 2022 

Para o promotor aposentado, Luiz Antônio Miguel Ferreira, avaliação é positiva; principal desafio da entidade continua sendo a dificuldade de inserção dos jovens aprendizes no mercado de trabalho

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 29/01/2023
Horário 10:05
Foto: Cedida
“Foi um ano intenso, com muitas atividades especiais”, destaca presidente da CAC, Luiz Antônio Miguel Ferreira
“Foi um ano intenso, com muitas atividades especiais”, destaca presidente da CAC, Luiz Antônio Miguel Ferreira

Em conversa com a reportagem de O Imparcial, o presidente da CAC (Casa do Aprendiz Cidadão) de Presidente Prudente, Luiz Antonio Miguel Ferreira, promotor de Justiça aposentado, avaliou positivamente os trabalhos da instituição no ano passado.
De acordo com indicadores da entidade, durante o ano de 2022 foram realizados 4.017 atendimentos no departamento pedagógico e 3.622 no departamento social da instituição. Ao longo do mês de dezembro, 437 jovens aprendizes foram inseridos no mercado de trabalho, com 259 adolescentes e jovens participando dos projetos sociais da instituição. No último mês de 2022, 1.792 almoços foram servidos e 28 atendimentos realizados no consultório odontológico do CAC.
Segundo Luiz Antônio, o ano passado foi intenso frente aos diversos desafios para estruturar e manter uma organização não governamental, cujo principal objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho. “Foi um ano intenso, com muitas atividades especiais, destacando o 1º Fórum de Aprendizagem, que possibilitou uma discussão muito rica de todo o setor”, relata o presidente da CAC. “Com a ajuda de uma verba estadual, conseguimos instalar a energia solar, que muito contribuiu para a redução dos gastos com energia”, cita.

Desafios da entidade

Entre os desafios, o presidente da CAC indica que o principal deles continua sendo a dificuldade de inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Ainda temos dificuldades de encontrar empresas que contratem os aprendizes. Às vezes desconhecem a importância do aprendizado. Temos dados que demonstram o elevado número de contratação de aprendizes pelas empresas. Estas empresas investem em aprendizes e ganham funcionários capacitados”, expõe. 
De acordo com ele, outro desafio está relacionado à questão de recursos oficiais. “Como é do conhecimento de todos, no final do ano passado as entidades ficaram sem receber as verbas municipais. Isto dificulta a administração da entidade, que é obrigada a se socorrer de outros meios para honrar seus compromissos”, frisa o presidente da Casa do Aprendiz Cidadão. 

Conquistas no ano passado

Apesar do cenário de desafios, Luiz Antônio também faz um recorte das conquistas da instituição ao longo do ano passado. “As conquistas foram muitas. A cada efetivação de um aprendiz numa empresa é uma conquista fantástica, pois constatamos que o aprendizado foi eficiente e o resultado melhor ainda em favor do jovem”, inicia. “Também foi uma conquista relevante o 1º Fórum da Aprendizagem, que proporcionou uma discussão importante sobre o tema”, relata o presidente da CAC. 
Como noticiado à época por O Imparcial, o encontro foi realizado em outubro de 2022, na sede da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Presidente Prudente. “Tivemos ainda um investimento importante na formação de todos os colaboradores, a fim de proporcionar um trabalho de qualidade”, complementa. 
O presidente conta que em 2022 a entidade fez uma parceria com a Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), onde os internos realizaram um curso de aprendizagem, por meio de um material da CAC. “Um fato muito importante que ocorreu esse ano, foi o lançamento do curso de aprendizagem à distância. Com isso, a Fundação Casa passou a utilizar o nosso curso para formar os adolescentes apreendidos”, pontua. 

Expectativas para o ano que se inicia

O presidente da CAC relata que as expectativas para 2023 são as melhores possíveis. “A equipe está motivada em aperfeiçoar o trabalho desenvolvido”, indica. Ele pontua que a entidade realizará dois projetos de relevância em 2023. “Faremos a instalação de uma sala de ‘descompressão’, um ambiente lúdico e agradável para o jovem e também de território educador, que é uma intervenção no bairro para destacar a importância dos aprendizes e alunos”, realça.
Por fim, Luiz Antônio faz uma síntese da importância da CAC para a vida social do município. “Atendemos jovens em situação de vulnerabilidade e ajudamos a realizar seus sonhos. É uma organização não governamental que presta um relevante serviço à comunidade atendendo não somente jovens aprendizes, mas desenvolvendo projetos sociais, com um atendimento muito significativo da população mais carente”, pontua. 

Foto: Cedida

1º Fórum de Aprendizagem foi realizado na sede da 29ª Subseção da OAB, em Presidente Prudente

CONFIRA TAMBÉM:

CAC realiza 1º Fórum Municipal de Aprendizagem em Prudente

Publicidade

Veja também