Presidente Epitácio inaugura UTI Covid-19 com 10 leitos

Unidade atenderá 45 municípios da região de Prudente por meio do sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) do Estado de São Paulo

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 30/10/2020
Horário 19:27
Cedida/Edcarlo Fernandes - Com 10 leitos, a UTI Covid-19 foi instalada na Santa Casa do município
Cedida/Edcarlo Fernandes - Com 10 leitos, a UTI Covid-19 foi instalada na Santa Casa do município

Presidente Epitácio inaugurou nesta tarde a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19, que poderá atender pacientes dos 45 municípios da região de Presidente Prudente por meio do sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) do Estado de São Paulo. Com 10 leitos, a UTI Covid-19 foi instalada na Santa Casa do município. 
De acordo com a administração pública, a importância da inauguração de hoje se dá pelo fato de que a cidade, que tem aproximadamente 45 mil habitantes, não possui leitos de UTI, já que contava até então com apenas cinco leitos de emergência. “Com a inauguração, solicitaremos o credenciamento definitivo para que estes leitos Covid-19 se transformem também em UTI geral”. 
A conquista se deu por meio da Portaria 1.448 deste ano, do Ministério da Saúde, que destinou recursos para a unidade hospitalar para a compra de equipamentos, e foi quando o hospital optou por montar a UTI em questão. “Fizemos adaptações nos quartos e em todos os leitos, seguindo as normas da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo. Adquirimos monitores, camas elétricas, escadas, medicamentos e demais insumos”. 
Para o custeio da UTI, que é o pagamento de pessoal, a Prefeitura dará a contrapartida.

Novidade no atendimento

A Prefeitura de Presidente Epitácio informou que, a partir de novembro, o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 não funcionará aos finais de semana. A decisão, segundo a administração municipal, foi firmada com o Comitê de Enfrentamento, após apresentação de relatórios com a quantidade de pacientes que estavam sendo atendidos durante os sábados e domingos. “A média de público para esses dias é de três a cinco pacientes, o que não gera uma demanda necessária para continuar aberto, uma vez que o custo para manter o local em funcionamento por um dia é elevado, e que com esse número é possível a Santa Casa assumir essa demanda”.
O Centro de Enfrentamento continuará funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com horário de almoço das 12h às 13h20, inclusive aos feriados, se o mesmo for durante a semana. Aos finais de semana, e após o horário de funcionamento, os munícipes devem procurar por atendimento na Santa Casa. “Sábado [amanhã] o centro funciona normalmente, e domingo estará fechado”.

Veja também