Presidente Venceslau segue com festejos de fim de ano

A temporada reúne gastronomia, arte, artesanato, música e diversão em um ponto turístico da cidade, Espaço Casarão e Torre; Bra Jazz se apresenta no local no dia 22 de dezembro

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 18/12/2016
Horário 10:00
 

Com a proposta de reabrir o Casarão e a Torre para a comunidade venceslauense, desde o dia 10 até o dia 31 o Instituto Preserva de Presidente Venceslau promove os "Festejos de Fim de Ano", no centro histórico da cidade. Com atrações para todos os públicos, gratuitas, com exeção da consumação dos produtos, a temporada reúne gastronomia, arte, artesanato, música e diversão no principal ponto turístico da cidade, movimentando o Espaço Casarão e o Café Cultural da Torre. Hoje e amanhã tem uma programação legal.

Jornal O Imparcial Bra Jazz é atração na programação do festival "Festejos de Fim de Ano", no dia 22

E na quinta-feira, dia 22, o festival recebe a banda prudentina Bra Jazz, apresentando o projeto "Viagem Musical", homenageando grandes artistas brasileiros em um repertório único de grandes sucessos da MPB (Música Popular Brasileira).

De acordo com Fernando Testa, um dos idealizadores do grupo, a intenção do projeto é disseminar a música instrumental a todos os públicos para que crianças e adultos, possam sentir que a melodia, as notas e a cadência rítmica produzida pelos instrumentos, também podem seduzir e fazer parte de suas vidas. No repertório, jazz, bossa nova, modinhas, choro, o bom e velho samba, baião e maracatu entre outros estilos e gêneros musicais são tocadas por: Sandro Rogério Rocha (saxofone alto, saxofone tenor, saxofone soprano); Saulo Nascimento Silva (saxofone alto); maestro Bratifisch (saxofone tenor e saxofone alto); Lucas Henrique (trompete e fluguel); Fernando Testa (trombone); Jéferson Silva conhecido como Jeffinho batera (bateria); Jonathan Rocha (guitarra); Elton Luiz Lario Soares, (contrabaixo) e Hugo Bianchi (tecladista).

Conforme Camila Maia, 27 anos, arquiteta restauradora do Instituto Preserva, envolvida diretamente na organização do festival, ao lado do sociólogo Caio Martins Miranda, 33 anos e o arquiteto Julio Fernando Martins, a programação completa do evento pode ser conferida na página do facebook do Espaço Casarão: www.facebook.com/espacocasaraopv/posts.

 

Viagem Musical

Dentre vários, o projeto da Bra Jazz tem como objetivo promover a circulação da música brasileira e democratizar o acesso, promovendo, essencialmente a inclusão sociocultural, preservar, divulgar e resgatar aspectos da cultura popular brasileira. Além de incentivar e divulgar artistas das mais variadas regiões e vertentes da música nacional, dando a oportunidade das pessoas conhecerem novas propostas.

"Queremos disseminar a cultura da música popular brasileira, até então pouco conhecida da grande maioria do público, não apenas do interior, mas de todo o Brasil. Uma coisa que muitos precisam saber é que para se tocar um instrumento a pessoa se dedica anos aos estudos. A Bra Jazz é amor à música instrumental e desejamos muito dar maior acessibilidade a ela", salienta Jonathan, o jovem natural de Assis, que está em Prudente há três anos.

Eles circularam este ano com o trabalho por três bairros de Presidente Prudente levando a música instrumental e as peculiaridades dos instrumentos, principalmente para as crianças. Por que? Porque conforme Fernando esse é o desejo de todos os integrantes do grupo: que os pequenos se interessem e se perguntem como é que aqueles objetos estranhos podem emitir sons tão incríveis.

"Nosso foco principal é ganhar os coraçõezinhos das crianças, mas os adultos também estão inclusos. Se por um lado os pequenos têm a possibilidade de tomar gosto e se sentirem motivados a aprenderem música, tocar um instrumento, etc, os adultos se sentem sensibilizados com algo que acham que desconhecem, mas quando ouvem reconhecem algo familiar", salienta o instrumentista.

 

Espaço histórico


Segundo Caio, o Casarão e a Torre são personagens da história viva de Presidente Venceslau, que sempre fizeram parte do imaginário local como um enigma. Um casarão abandonado no fim da rua e uma torre inacessível traziam a ideia de falta de cuidado com a cidade. "Atualmente, o Instituto Preserva promove a reabilitação desse conjunto arquitetônico tombado pelo Condephaat como Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo. Iniciado em 2013, o projeto de conservação e restauro do Casarão e da Torre tem a proposta de reinserir esse patrimônio na dinâmica social da cidade", expõe o sociólogo.

A Torre é o antigo mirante da sede da fazenda cafeeira Santa Sofia, o Casarão. A estrutura construída no início do século 20 com tijolos maciços produzidos artesanalmente na região é o símbolo de Presidente Venceslau. O telhado com ares nórdicos é sustentado por uma incrível estrutura de madeira montada apenas com entalhes e encaixes. Os arcos da Torre guardam a vista mais bonita da cidade.

O Centro Histórico Casarão fica atrás da Igreja Santo Antônio de Lisboa, em Venceslau.

 

PROGRAMAÇÃO


 

HOJE

17h – Feira de artesanato e Feira de trocas

20h – Apresentação Banda Juquinha

21h – Apresentação Grupo Vocal Emmanuel

 

AMANHÃ

11h – Domingueira com música e brinquedos infláveis para as crianças

17h – Feira de artesanato

 
Publicidade

Veja também