Prevenção: a melhor forma de cuidar da saúde!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 29/09/2022
Horário 05:12

Estamos na reta final de setembro, com os pés quase em outubro. Mês que é conhecido por todos pela sua relevância na conscientização dos exames preventivos para a detecção precoce do câncer de mama. Pois é, a campanha Outubro Rosa começa a todo vapor na próxima semana em diversos municípios, com palestras, orientações, exames preventivos gratuitos, tudo para ajudar as mulheres a cuidarem de sua saúde.
Em Presidente Prudente, por exemplo, a Prefeitura promoverá dois plantões de saúde da mulher, que serão realizados nas unidades de saúde, das 8h às 12h, nos dias 15 e 22 de outubro. Os plantões ocorrem no sábado justamente para oferecer uma oportunidade para aquelas mulheres que trabalham durante a semana ou não têm tempo de realizar os exames de rotina.
Nestes dois sábados serão ofertados diversos exames e cuidados com a saúde das mulheres. Haverá coleta do exame preventivo, solicitação de exames de mamografia, testes rápidos de HIV e sífilis, avaliação odontológica e orientações sobre autoexame das mamas. As mulheres serão recepcionadas com um café da manhã e nas salas de espera serão realizadas palestras e orientações de saúde da mulher. Procure se informar no seu município sobre as ações gratuitas alusivas ao Outubro Rosa e aproveite a oportunidade!
Em outubro, todas as atenções se voltam às ações de conscientização sobre o câncer de mama. E não é à toa. Este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, por isso, é preciso se cuidar e se manter em alerta, especialmente, se existe histórico da doença na família. É de extrema importância que as mulheres façam os preventivos, consultem o ginecologista, façam o autoexame e a mamografia, a partir de indicação médica. Afinal, cerca de 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm chance de cura. Portanto, cuide sempre da sua saúde de forma preventiva! 

Publicidade

Veja também