Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes espera 2 mil fiéis

Ontem, às 19h, foi realizada a novena de Consagração da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, com a presença do bispo dom Benedito Gonçalves, na Capela São José. De 12 a 14, ocorre o Tríduo na Capela São José, sempre às 20h.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 09/08/2013
Horário 10:56
 

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e a Câmara Municipal da estância turística de Presidente Epitácio, realizam no dia 15 deste mês, a Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes – a tradicional festa religiosa da igreja católica, que chega em sua 65ª edição, unindo os municípios de Presidente Epitácio, no Estado de São Paulo, e Bataguassu no Mato Grosso do Sul (MS).

Jornal O Imparcial Imagem de Nossa Senhora é aguardada pelos devotos no píer

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Frank Zocante, e uma das coordenadoras do evento, Marli Rozari, a programação comemorativa à santa começou no dia 3 com a novena de Preparação à Nossa Senhora dos Navegantes que segue até este domingo, às 19h, nas comunidades São José, São Jerônimo, Portal do Lago, São Francisco de Assis, Nossas Senhora da Esperança, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Guadalupe.

Ontem, às 19h, foi realizada a novena de Consagração da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, com a presença do bispo dom Benedito Gonçalves, na Capela São José. De 12 a 14, ocorre o Tríduo na Capela São José, sempre às 20h.

No dia 15, o encerramento da festa religiosa se dá com a procissão que inicia às 8h, com a saída do Barco Odisséia, de Buritama (SP), trazendo fiéis da Nova Porto XV num percurso fluvial de uma hora e meia, até chegar e ancorar no píer da Orla, por volta de 9h30, de onde saem em procissão pela Avenida Juliano Ferraz de Lima até a Capela São José, na Vila Tibiriçá. No local, será celebrada missa campal por vários párocos do município como o padre da paróquia da cidade, São Jerônimo Emiliani, e os das comunidades já mencionadas como o padre Atílio Tarico, Tiago Carvalho, Enzo Campana, Francisco Tolve, além do religioso Moacir de Porto XV.

"Essa festa é uma tradição em nossa cidade, que recebe participantes não apenas daqui e do Porto XV, mas de toda região. O navio é uma atração a mais da festa, com capacidade para 500 pessoas. Além da religiosidade, aproveitam para um belo passeio nas águas do rio", frisa

 

Tradição e fé


Segundo os realizadores, a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes é anualmente marcada por momentos empolgantes de muita tradição, religiosidade e fé. Começa na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes na Nova Porto XV (MS), onde ocorre uma missa logo pela manhã, depois saem em cortejo navegando pelo Rio Pardo e depois entrando no Rio Paraná (hoje Grande Lago, formado pela UHE Sérgio Motta de Porto Primavera) em direção a Epitácio, onde aporta no Píer da Orla.

O interessante nessa festa é que o barco andor é acompanhado por dezenas de embarcações menores, com piloteiros, pirangueiros e proprietários de lanchas, o que proporciona um belo espetáculo visual pelas águas do Paranasão.

No píer, geralmente mais de 2 mil fiéis aguardam a chegada da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, que seguem em procissão visitando a cidade. Outro grande espetáculo é o show pirotécnico que saúda a santinha e seus devotos. A cerca de um quilômetro do ancoradouro, o cortejo chega a Igreja de São José, a mais antiga do município.

Um momento em que milhares de famílias de antigos marinheiros, funcionários do extinto serviço de Navegação da Bacia do Prata, além de fiéis religiosos comparecem, com as crianças vestidas de anjos, a festa ganha luz própria e encanta a todos os presentes. Ali promessas e agradecimentos de bênçãos recebidas são feitas, e todos se envolvem num belíssimo espetáculo cultural e turístico.

 

Calendário turístico


De acordo com Zocante, em 2009 a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes foi incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, após mais de 60 anos de realização comprovando oficialmente a importância no contexto dos eventos turísticos do Estado. Segundo ele, isso é motivo de orgulho e satisfação para a comunidade católica de toda a região. "Sempre esperamos que os bons ventos e pouca maré se façam presentes neste dia para que possamos navegar tranquilamente pelas águas dos rios e da fé", deseja Rozari.

Publicidade

Veja também