Procon Municipal de Prudente realiza 561 atendimentos em janeiro

Deste total, 30% foram efetuados virtualmente, por meio do site do órgão; reclamações referentes ao setor financeiro ainda lideram serviço

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/02/2022
Horário 14:25
Foto: Marcos Sanches/Secom
Atendimento presencial deve ser preferencialmente utilizado por consumidores que não dominam tecnologias
Atendimento presencial deve ser preferencialmente utilizado por consumidores que não dominam tecnologias

O balanço do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) Municipal de Presidente Prudente, referente a janeiro de 2022, mostra que foram efetuados 561 atendimentos. Destes, 30% foram realizados virtualmente, por meio do site oficial do órgão.

A maioria das ocorrências foi registrada no setor financeiro (189), seguida pelos serviços essenciais (143), produtos (101), serviços privados (100), saúde (19), habitação (8), e alimentos (1).

De acordo com a coordenadora do Procon Municipal, Soraia de Araújo Souza, os assuntos mais reclamados são os relacionados ao setor financeiro, como crédito consignado, cobranças indevidas de cartão de crédito e dúvidas de valores lançados em faturas.

A coordenadora orienta que o consumidor verifique, com frequência, os extratos bancários e as faturas de cartões de crédito e dos serviços essenciais. “Caso tenha dúvidas ou não reconheça algum lançamento, é necessário entrar em contato, primeiramente, com o fornecedor”, expõe.

Soraia também faz um alerta aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Evite a compra por impulso, que estimula o endividamento desnecessário e exija sempre a nota fiscal do produto. Não compre em sites que não disponibilizam o número do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), razão social e endereço físico e e-mail para contato, e desconfie se o preço do produto estiver muito abaixo do preço de mercado, bem como se o fornecedor possui muitas reclamações”, completa.

Atendimento virtual

Aos consumidores que têm acesso à internet, o Procon orienta para que optem pelo atendimento virtual, tendo em vista ser mais adequado e cômodo para formalizar sua dúvida ou reclamação e também em razão das medidas de prevenção à disseminação da Covid-19. O link do site é o www.proconpp.sp.gov.br.

No perfil oficial do Procon no Instagram (instagram.com/proconpp), o consumidor encontra avisos sobre o funcionamento do órgão e dicas rápidas a respeito do direito do consumidor, porém, o perfil não tem a finalidade de registrar dúvidas ou reclamações. Isso deve ser feito somente pelo site.

Atendimento presencial

O atendimento presencial deve ser preferencialmente utilizado pelos consumidores que não possuem acesso à internet ou não dominam o recurso.

Limitado a 25 atendimentos por dia, com distribuição de senhas, o atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes, no Centro Cultural Matarazzo (sala da antiga pinacoteca).

As medidas de prevenção continuam a ser seguidas para a proteção dos consumidores e servidores (distanciamento social, uso obrigatório de máscara e controle para entrada na sala de atendimento).

O atendimento é ofertado somente aos consumidores que residem em Presidente Prudente ou tenham adquirido produto ou serviço no comércio local.

É indispensável apresentação de documento pessoal atual com foto e documentos pertinentes ao problema reclamado (faturas, comprovantes de pagamento, notas fiscais, ordens de serviço, protocolos etc.).

Caso o consumidor não seja residente na cidade ou não tenha adquirido produto ou serviço no comércio local, poderá recorrer ao Procon-SP (www.procon.sp.gov.br) e também à plataforma www.consumidor.gov.br.

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