Produtor da Secult divulga seu 1º livro nesta 6ª, em PP

“A Lágrima e o Violino" mostra drama familiar, envolvendo crises, discórdias, perdas e ganhos depois de uma separação

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 21/06/2013
Horário 07:35
 

Cada vez que nasce uma criança, costuma-se dizer que com ela vem a esperança de uma nova vida, que pode transformar o mundo. E sempre que um livro é lançado, surge com ele um material didático a mais para o ensino, autoajuda e também a esperança de mais aprendizado para uma pessoa ou milhares delas. Dessa forma, o professor de Língua Portuguesa e produtor cultural, Lincoln César Ferreira Pinto, 42 anos, traz nesta sexta-feira, a possibilidade de uma dessas coisas acontecer. É que hoje, ele lança sua primeira obra: "A Lágrima e o Violino", com 114 páginas, classificado pelo próprio autor, como um romance juvenil.

Jornal O Imparcial Ferreira diz que a obra é uma viagem entre o passado e presente

O evento será às 19h30, na Sala de Convivência do Centro Cultural Matarazzo. A entrada é franca, portanto, não há desculpas para o não comparecimento e todos estão convidados.

Não querendo ser pretensioso, Ferreira afirma que será "o lançamento", uma vez que várias surpresas ocorrerão nesta data. Entre elas, um cenário todo especial elaborado pelo produtor cultural, Celso Aguiar; abertura com o saxofonista Paulo Moreira, JC e Bill Duque. "Isso é só para o público ter uma ideia do que será o evento, outras surpresas a mais foram preparadas. Garanto que será uma noite mais que especial", expõe o professor.

Ferreira conta que o livro aborda cenas da vida real, relacionamentos, crises, casamentos desfeitos, discórdias, perdas e ganhos depois de uma separação. "Trata-se de um jovem casal separado, com filhas adolescentes no meio. Um novo relacionamento, intrigas e um mundo profissional sedutor. Enfermidade e morte. Enfim precisam ler o livro e irão refletir sobre muita coisa", garante.

O autor revela que o título do livro que é algo bem pessoal, uma homenagem aos seus pais pode explicar seu conteúdo de forma bem fácil. "O violino é a melodia da vida que impõe a magia de suas cordas sobre toda e qualquer lágrima , que precisou falecer para a família se tornar unida. Exatamente o que ocorre no livro", emociona-se.

Lembrando que aos interessados em adquirir o livro, o mesmo estará a venda no lançamento e depois na biblioteca municipal no Matarazzo, no valor de R$ 25.

 

A História

O produtor cultural fala que apesar do livro ser uma história fictícia vivida por uma família, mais especificamente envolvendo o casal João Roberto e Lúcia, as filhas Mariana e Camila e a atual namorada do chefe de família, Júlia, o grande drama narra fatos verídicos com personagens reais. Assim como no título, conforme já mencionado, uma alusão aos pais de Ferreira, revela também o caso de outros dois personagens que fizeram parte de sua vida, Mateus Nabor Pereira e Dalberson Chizzolini Novo, vítimas na vida real do mesmo problema que Lúcia vive na obra: a morte causada por um câncer.

"Este livro na verdade é uma viagem entre o passado e o presente, onde me inspirei na obra de Érico Veríssimo ‘Olhai os Lírios do Campo’. Leiam e entenderão que é possível uma separação sem conflitos, sem que os filhos sofram tanto e chegar à conclusão de que não se deve esperar passar por um momento de dor para alcançar a harmonia", indica.

 

A Ideia

Formado em Letras pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Ferreira diz que durante os 13 anos de magistério, trabalhando com alguns colégios que já tinham uma literatura indicada, a maioria visando preparação para o vestibular, percebeu que embora bons, não atendiam o que determinadas séries precisavam. "Notei que parte do material que era utilizado anualmente era atrasado para a turma a que era sugerido. Por exemplo, algo que para a 8ª  série, ao meu ver na verdade deveria ser para a 5ª. Foi ai que nasceu a ideia de criar algo novo e um romance foi a primeira escolha", coloca.

E foi então, em 2008, que começou a escrever o livro, concluindo em pouco tempo cerca de 70% dele. Porém, alguns contratempos particulares o fez guardá-lo numa gaveta e ali ficar adormecido por mais de quatro anos. "Retomei porque senti que era o momento de atingir meu objetivo e uma realização pessoal. Apesar de ser direcionado ao público juvenil, pode ser uma excelente ferramenta de reconstrução para toda a família".

 

Perfil

O livro é um belo presente de aniversário para Ferreira, que completa exatamente nesta sexta-feira, mais um ano de vida. Nascido em Presidente Prudente, morou em outras cidades como São Paulo e, inclusive um ano e meio em Buenos Aires (Argentina). Retornando em 1995 para sua terra natal, aguardava o resultado de um concurso feito pela Prefeitura, onde seis meses depois, fora contratado e permanece até hoje como produtor cultural da Secretaria de Cultura (Secult). Paralelo ao cargo municipal, ele trabalha como professor no Colégio São Paulo, no município e em Presidente Epitácio.

Está cercado por muitos amigos, isso se comprova pela substituição de um prefácio abrindo espaço para sábias palavras destes a respeito do professor, produtor cultural e agora escritor. São eles: Carlos Francisco Freixo, Taíse Mendes Biral, Bianca Verly, Ana Luisa, Luis Fernando, Ingrid, Fernandinha, Maria Claudia Chizzolini, Sérgio Augusto Gouveia Júnior, Edicir Nunes, José Fábio Sousa Nougueira, Telma Aparecida Mendes, Sueli Pereira de Castro, José Carlos, Sandra Regina, Juninho e André Levy.

O mais novo escritor expõe que esse primeiro projeto é a porta para novas criações. Que deseja com ele participar de feiras literárias por todo o País. "Já tenho em mente um próximo livro. Talvez continuar nessa mesma linha, mas direcionada para o público adulto. A ideia é criar algo que possa acrescentar de alguma forma na vida de alguém", finaliza.
Publicidade

Veja também