Produtores rurais da região assinam contrato para fornecer alimentos às escolas estaduais

Expectativa é de que produtos da agricultura familiar sejam entregues nas unidades a partir da segunda quinzena de fevereiro

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/02/2024
Horário 14:29
Foto: Cedida
Cerca de 20 agricultores participaram de edital e vão fornecer alimentos para escolas
Cerca de 20 agricultores participaram de edital e vão fornecer alimentos para escolas

Na tarde desta quinta-feira, agricultores rurais de assentamentos do oeste paulista assinaram contratos com a Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente. Com assistência da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), o ato marcou mais um passo significativo do PPAIS (Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social), de iniciativa do governo estadual, o qual visa impulsionar a comercialização de produtos da agricultura familiar paulista. Com cronograma previsto para ser disponibilizado na próxima semana, a expectativa é de que os alimentos sejam entregues em escolas da rede estadual de ensino a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Conforme Clóvis Etto, gestor do PPAIS no Estado de São Paulo, os cerca de 20 agricultores participaram de edital com chamada pública no mês de setembro de 2023. Destes, dois são pessoas jurídicas de cooperativas que integram o programa há pelo menos cinco anos, além de pessoas físicas que já atuam há uma década no fornecimento de alimentos em unidades prisionais.

Clóvis enfatizou que a inserção da Secretaria Escolar no PPAIS foi sugestão do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, que na época representava a fundação como diretor-executivo. “São Paulo é o único governo estadual que desenvolve um programa de compra pública”, destacou.

Neste processo, a Fundação Itesp irá auxiliar os produtores na organização da logística. “Para isso, dependemos do cronograma que nos será repassado pela Secretaria Estadual da Educação, incluindo informações como tipo da mercadoria, quantidade necessária e locais para entregas”, frisou.

Produtora rural há mais de 12 anos, Terezinha Ferreira Lima, da Associação União Agropecuária, de Caiuá, produz desde alimentos in natura até processados. Ela destacou a eficácia do programa, mencionando a certeza de onde entregar seus produtos. Em contrapartida, as escolas receberão alimentos frescos e provenientes da roça.

Muller Pedrosa Silva ingressou no PPAIS como pessoa física. De Presidente Epitácio, atualmente produz banana nanica e esse é o primeiro ano que participa do programa. “Este é mais um meio para escoarmos nossa produção e agregarmos valor, tirando o atravessador”, pontuou.

O que é o PPAIS?

O Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social é uma ação do governo do Estado de São Paulo que visa estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar paulista. Por meio dele, o governo compra frutas, verduras, legumes e outros alimentos que são utilizados para produção de refeições em órgãos estaduais como hospitais, escolas, presídios, entre outras instituições.

Publicidade

Veja também