Professoras da rede estadual se destacam na região de Prudente

Letícia Janegitz Pereira dedica-se ao Atendimento Educacional Especializado e Juliane Viana envolve os alunos na língua portuguesa com saraus, teatro e leitura de livros

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 15/10/2022
Horário 06:12
Foto: Freepik
Dia do Professor é comemorado neste sábado
Dia do Professor é comemorado neste sábado

 
O Dia do Professor, em 15 de outubro, é uma data em que a sociedade comemora a importância destes profissionais responsáveis pela formação de todos os cidadãos. Na região de Presidente Prudente, destacamos a atuação de duas professoras da rede estadual paulista. Confira suas histórias. 
A professora de química, Letícia Janegitz Pereira, de 34 anos, direcionou sua especialização no ensino da educação especial. Desde 2014, na EE (Escola Estadual) José Firpo, em Lucélia, onde também foi aluna, a professora iniciou um processo de muitas formações para atender os alunos da educação especial e dar o ensino especializado que eles necessitam. 
Em 2018, passou a lecionar na EE Dom Bosco, em Osvaldo Cruz, uma escola do PEI (Programa Ensino Integral), onde aprendeu muito sobre o AEE (Atendimento Educacional Especializado).
De volta à EE José Firpo, que também ingressou no PEI em 2021, ajudou na implementação do programa, agora como coordenadora geral. O Atendimento Educacional Especializado continua sendo sua prioridade. “Entendo que a inclusão é um processo de adaptação. Aprender o conteúdo e desenvolver habilidades é importante, mas existem outros ganhos, como a convivência dentro da sala de aula, o contato social com os amigos e toda a experiência de vida trocada. É um prazer conseguir ter êxito nisso’’, conta Letícia.

Apaixonada pelas letras

Já a professora de língua portuguesa, Juliane Bezerra Serafim Viana, de 35 anos, é apaixonada pelas letras. Desde pequena, ela conta, adora aprender novas expressões, palavras, e sempre sonhou em ser professora, parte por influência dos seus pais, que também são professores.
Sempre propondo diferentes atividades, como saraus literários, teatro, gravações de leitura de livros, Juliane encanta os alunos com a língua portuguesa. “Quando dou aula, é um momento que me completa. Sinto que estou contribuindo de alguma forma para o desenvolvimento dos alunos e isso é maravilhoso’’, declara.
Em 2022, depois de nove anos lecionando na EE Professora Celestina de Campos Toledo Teixeira, em Presidente Prudente, Juliane assumiu a coordenação na EE Vereador Pedro Toffano, no mesmo município, explorando as possibilidades que a pedagogia lhe apresenta.
“Só tenho a agradecer por ter escolhido essa profissão, mesmo com todos os desafios que passamos nestes últimos anos, nunca pensei em fazer outra coisa, eu até brinco com alguns amigos: eu não sei fazer outra coisa, pois o meu maior sonho era dar aula e me sinto totalmente realizada podendo ajudar os nossos adolescentes para o futuro”, completa.

Publicidade

Veja também