Professores, servidores e alunos destacam crescimento pessoal na FCT

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/05/2023
Horário 04:28
Foto: Roberto Mancuzo
Cinthia Magda: “Estar atuando aqui no cenário educacional, para mim, é um caminho de chegar até as pessoas”
Cinthia Magda: “Estar atuando aqui no cenário educacional, para mim, é um caminho de chegar até as pessoas”

A FCT/Unesp possui três componentes humanos que juntos permitem que a instituição seja uma das mais importantes na área de ensino, pesquisa e extensão na região de Presidente Prudente: servidores, professores e alunos.

“Estes três conjuntos são responsáveis por manter toda a universidade. Sem eles, nada haveria de concreto e por isso mesmo que comemorar os 64 anos é também parabenizar a todos que fizeram a fazem a história da FCT”, diz a atual diretora Cristina Baron.

De fato, entre os servidores a data é muito significativa. Para a assistente de suporte acadêmico, Tamara Casagrande, toda a comunidade deve enaltecer este espaço acadêmico e todas as conexões feitas a partir do ensino, das pesquisas e no trabalho extensivo feito diretamente com a sociedade.  “A FCT era um sonho, quis muito estar aqui nesse campus. Como vim transferida de outra unidade, e estou aqui há 11 anos, sou muito grata a esta faculdade, à biblioteca onde atuo e às pessoas que conheci. Temos que aprender a comemorar mais as conquistas e a valorizar o trabalho de todos nós aqui dentro e dos que já passaram por aqui. Comemorar essa data tão especial é importante nesse sentido, de nos fazer sentir pertencentes ao lugar”.

Segundo o diretor da DTA (Divisão Técnica Acadêmica), Guilherme Oliveira de Barros Ulhoa, ser servidor da FCT é sentir-se compensado. Ele explica que quando observa a comunidade acadêmica empenhada, isso traz para ele o sentimento de gratidão. “Para mim, trabalhar na FCT é sinônimo de alegria. É a alegria que você vê no olhar dos alunos quando chegam aqui como calouros e quando se formam quatro ou cinco anos depois”.

A psicóloga Isabele Antoniassi, da Seção Técnica de Saúde, ressalta a importância do acolhimento que a faculdade deu a ela enquanto aluna e agora como servidora, além de haver uma grande parceria entre a equipe da seção. “Estou muito feliz de poder retornar à casa, já que fui estudante da Unesp e agora estou como funcionária podendo retribuir tudo aquilo que a universidade fez por mim. Fui muito bem acolhida, com muito carinho pelos funcionários e pelos alunos desde quando cheguei aqui.”

 

DOCENTES

Entre os docentes, o sentimento de gratidão também é grande, mas especialmente dedicam a FCT a possibilidade de contribuir com a formação de cidadãos e com o desenvolvimento de tecnologia e pesquisas importantes para o desenvolvimento do país.

Para o professor Dr. Rômulo Fernandes, de Educação Física, ser docente da FCT é a realização de um sonho. “Como sou ex-aluno da instituição, fiquei aqui quatro anos como graduando, e retornei como professor do departamento. É a realização de um sonho, poder participar da construção de um curso que eu vivi 20 anos atrás, quando entrei, e hoje faço parte dele, relembro a minha experiência como aluno”.

A professora Cinthia Magda, do curso de Pedagogia, cita que a importância em ser docente da universidade traz diversas oportunidades de levar ideias, inovações e propostas para a comunidade em geral. “Para mim é a realização de um sonho ser professora de uma universidade tão renomada quanto a Unesp. Estar atuando aqui no cenário educacional, para mim, é um caminho de chegar até as pessoas. Isso é muito importante”.

Segundo a professora Beatriz Eleutério Goi, do Departamento de Química e Bioquímica, fazer parte da equipe de docentes é transformar vidas, além de fazer com que o próprio aluno também modifique a vida do professor. “Quando o aluno conquista seus objetivos, nós também conquistamos. Ele sonha em chegar, em modificar as estruturas, em construir um mundo melhor e nós vamos juntos com ele”.

 

ALUNOS

De fato, para os alunos, a experiência de estar em um espaço acadêmico vai além das conquistas pessoais. O aluno do 1º termo de Fisioterapia da FCT, Jonas Parra, explica que ser aluno da universidade é gratificante e traz a possibilidade de conquistar muitas oportunidades e conhecimentos profissionais. “É a realização de um sonho. É poder conhecer diversas pessoas de várias cidades e aprender um pouco mais sobre o que você gosta e depois levar este conhecimento para o mundo”.

A também aluna do 1º termo de Fisioterapia, Mariana Carvalho, revela que realizar a graduação na FCT traz o sentimento de acolhimento. “É um lugar onde eu me sinto acolhida e onde já fiz várias amizades. O ensino superior te liberta para um mundo de possibilidades”.

É o que pensa também o aluno do 5º termo de Ciência da Computação, Willian Murayama, ao afirmar que a universidade promove seu aperfeiçoamento profissional e pessoal, levando em conta também a estrutura do campus, que permite desenvolver diversos projetos. “É algo bastante gratificante, poder vir ao campus que é um lugar muito bonito e bom. E principalmente poder aprender mais sobre o curso”.

Roberto Mancuzo

Servidora Tamara Casagrande: Temos que aprender a comemorar mais as conquistas e a valorizar o trabalho de todos nós aqui dentro e dos que já passaram por aqui.

 

 

 

Publicidade

Veja também