Profissional alerta sobre cuidados com pets no calor

A zootecnista Renata Vieira aborda especialmente a respeito dos passeios em períodos muito quentes e a importância da hidratação dos animais nessa época

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 05/03/2024
Horário 03:30
Foto: Foto: Maurício Delfim Fotografias
Passeio com pets em dias muito quentes pode queimar sua pata e até levá-lo a uma parada cardíaca
Passeio com pets em dias muito quentes pode queimar sua pata e até levá-lo a uma parada cardíaca

O calor está intenso com sensação térmica elevadíssima. E não são apenas as pessoas que sentem isso na pela, os animais também, e todo cuidado nesse momento com os pets, em especial os cachorros, que geralmente seus donos os levam para os costumeiros passeios, é muito importante. A reportagem abordou o assunto com uma profissional, a zootecnista Renata Vieira Costa, 37 anos, de Presidente Prudente, para saber os cuidados que se deve ter para sair com os pets nesses dias muito quentes. Primeiramente ela destaca que o momento de passeio com seu cão deve ser prazeroso e divertido para ambos: animal e dono.
Em seguida enfatiza que passeios em dias e horários mais quentes podem causar queimaduras nas patas, Assim como nos humanos de 1° grau lesão superficial, apresentam inchaço, vermelhidão e dor no local; 2° grau lesão de pele mais profunda, queda de pelos e formação de bolhas; e hipertermia que pode levar o animal a uma parada cardíaca.
Com as altas temperaturas devemos nos lembrar de que os cães não possuem glândulas sudoríparas para liberar calor. “Eles trocam o calor pela salivação sendo assim a temperatura corporal demora mais tempo para diminuir. O melhor período do dia para a habitual voltinha seria no início da manhã, assim o chão ainda não esquentou. Ou uns 30 minutos, no mínimo, depois que o sol se pôs”, orienta a zootecnista que é proprietária da Zoopet
Ela faz uma observação bastante significativa: “Costumo sempre orientar o seguinte: tire o seu sapato e ande descalço, caso você aguente andar, é provável que seu animal também consiga. Observe-o sempre e respeite o limite de cada um”, frisa a especialista.

Hidratar sempre 
Renata salienta que a água deve estar disponível a todo momento para os animais em todos os locais acessíveis a eles. E o mais importante: à sombra.
“Podemos oferecer gelo na água do animal; petiscos congelados, fazer sorvete de frutas sem adição de açúcar ou corantes. Em dias quentes é de total importância a hidratação correta do animal”, acentua Renata.

Primeiras chuvas de março 
De acordo com o professor de Agrometeorologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, uma passagem de frente fria que está próxima a região entre esta terça (5) e quarta-feira (6) promoverá as primeiras chuvas de março. 
“Além das chuvas, as temperaturas também terão leve queda, com máximas caindo de 36ºC [graus Centígrados] para 32 °C. Entre quarta a sábado, há previsão de chuvas na região. As chuvas continuam com um padrão irregular e o volume acumulado previsto até domingo varia de 30 a 40 mm [milímetros]”, expõe o professor. 
Vale lembrar que quando se diz chegada de frente fria não necessariamente significa que fará frio, mas sim, que uma massa de ar um pouco mais fria do que está atuando vai chegar.


“ELES TROCAM O CALOR PELA SALIVAÇÃO SENDO ASSIM A TEMPERATURA CORPORAL DEMORA MAIS TEMPO PARA DIMINUIR. OS MELHORES PERÍODOS DO DIA PARA A HABITUAL VOLTINHA SERIA NO INÍCIO DA MANHÃ, ASSIM O CHÃO AINDA NÃO ESQUENTOU. OU UNS 30 MINUTOS, NO MÍNIMO, DEPOIS QUE O SOL SE PÔS”
Renata Vieira Costa, zootecnista

 

 

Foto: Maurício Delfim Fotografias

O melhor período do dia para a habitual voltinha é

no ínicio da manhã

 

 

Foto: Cedida - A zootecnista Renata Vieira Costa

 

Foto: WhatsApp - Professor de Agrometeorologia da Unoeste, Alexandrius de Moraes Barbosa

 

Foto: Unoeste Clima - Mapa mostra previsão de chuva até 10 de março

Publicidade

Veja também